Navegando por Autor "AMARAL, Daniela Patti do"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA regulamentação da gestão democrática e a ação do ministério público: desdobramentos no estado do Rio de Janeiro(2018) AMARAL, Daniela Patti doO artigo tem como objetivo explicitar ações do Ministério Público (MP) do estado do Rio de Janeiro junto aos municípios acerca da regulamentação da gestão democrática nas legislações com foco no provimento da direção de escolas públicas. Em levantamento realizado no site do Ministério Público do estado do Rio de Janeiro nos meses de março a setembro de 2017 identificamos ações do MP estadual direcionadas a 26 municípios.
- ItemA retótica sobre o ensino religioso no Brasil: uma contribuição para a democracia?(2007) OLIVEIRA, Renato José de; AMARAL, Daniela Patti doThis paper examines the discourse of some new bills proposed by Brazilian legislators from February 1997 to December 2006, which approach religious teaching in Brazil taking into account paragraph 210 of the Brazilian Constitution (this paragraph disposes that religious teaching is obligatory in pubblic schools) and paragraph 33 of the LDB/96 (which disposes that there would be costs to the Treasury in relation to payment of religion teaching teachers). Based on rethorical analysis, developed from the contributions by Chaim Perelman & Lucie Olbrechts-Tyteca, Michel Meyer and Oliver Reboul, we aim at discussing how the subjetc is focused on the bills and at the commentaries made by congressmen who were chosen as relators, so as to consider whether or not these contribute to the improcement of Brazilian Democracy and its institutions.
- ItemClasses hospitalares no município do Rio de Janeiro: as vozes das professoras(2015) AMARAL, Daniela Patti doEste artigo focaliza saberes e prática docente de professoras atuantes em quatro classes hospitalares no município do Rio de Janeiro. Foram entrevistadas nove professoras que trabalhavam em quatro classes hospitalares vinculadas à Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro e observadas atividades do cotidiano nas classes hospitalares e enfermarias pediátricas dos hospitais. Ao final, derivamos dos resultados da pesquisa algumas considerações e sugestões, com o propósito de reafirmar o caráter pedagógico-educacional das classes hospitalares. Defendemos igualmente a formulação de um projeto pedagógico compatível com a demanda de alunos hospitalizados, além de propor medidas para aprimorar a formação em serviço dos docentes das classes hospitalares.
- ItemMérito, desempenho e participação nos planos municipais de educação: sentidos da gestão democrática(2016) AMARAL, Daniela Patti doAnalisamos os sentidos atribuídos a mérito, desempenho e participação no processo de provimento de direção de escolas públicas nos planos municipais de educação de nove municípios do estado do Rio de Janeiro e há consenso em algumas características como experiência docente, formação em gestão; candidato “ficha limpa”.