Navegando por Autor "ALMOULOUD, Saddo Ag"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAspectos filosóficos e epistemológicos da matemática e sua interação com a teoria e prática em educação matemática(2021) SANTOS, Marluce Alves dos; ALMOULOUD, Saddo AgEste artigo é baseado em um artigoapresentado no PME 8 em Sydney (1984) e palestras ministradas na Universidade Livre de Berlim (1984) e na Universidade da Geórgia, Atenas, USA (1985). O autor discute os Aspectos filosóficos e epistemológicos da Matemática e sua interação com a teoria e prática em Educação Matemática.
- ItemDémonstration par l’absurde: une épine dans l' ́enseignementet l' ́apprentissage des mathématiques-une étude de cas au mali(2021) BAMBA, Aboubacar BAMBA; ALMOULOUD, Saddo AgO presente trabalho tem como tema “Demonstração pelo absurdo: um espinho no ensino e aprendizagem da matemática: um estudo de caso em Mali”. Para tanto, realizamos uma revisão da literatura com foco no trabalho em torno do raciocínio pelo absurdo e no estudo institucional da demonstração pelo absurdo. O problema diz respeito ao papel que a demonstração pelo absurdo desempenha nas práticas de sala de aula e nos livros didáticos e sua ausência nos currículos. As questões de pesquisa é a seguinte: Em Mali, a demonstração pelo absurdo está além das capacidades do aluno do ensino médio? No que diz respeito a uma afirmação, o futuro professor reconhece a necessidade de uma demonstração pelo absurdo ou pode transformá-la de tal forma que uma demonstração pelo absurdo seja necessária? O estudo matemático da demonstração pelo absurdo, permitiu-nos analisar este método de demonstração como conhecimento de referência e fazer a sua interpretação lógica. A classificação dos problemas feita pelo primeiro autor em sua tese, permitiunos escolher as variáveis didáticas. A parte experimental inclui a escolha e análise a priori de três problemas propostos aos alunos-professores da École Normale Supérieure de Bamako, a aplicação das tarefas escolhidas numa sessão, a análise a posteriori das produções dos sujeitos da pesquisa. Os alunos-professores foram colocados em uma situação de resolução de problemas pelo método da demonstração pelo absurdo para eventualmente conhecer sua relação com a demonstração pelo absurdo. A análise a posteriori permitiu constatar que a demonstração pelo absurdo é uma dificuldade para os professores do ensino médio.
- ItemO estudo do limite de uma função: O que disseram os alunos?(2019) SANTOS, Maria Bethânia Sardeiro dos; ALMOULOUD, Saddo AgEste artigo apresenta parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo trazer novas reflexões relacionadas ao conceito de limite de uma função. Há um número grande de trabalhos de investigação com diferentes abordagens e metodologias que procuraram descobrir os motivos para o fracasso generalizado dos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Mas, há ainda poucos trabalham que versam sobre o olhar do aluno universitário sobre essa dificuldade. Apresentaremos nesse texto, especificamente, os dados dos alunos referentes ao conceito de limite com a esperança de que os mesmos possam sensibilizar os professores que ensinam essa disciplina.
- ItemTeoria e prática na visão de estudantes da licenciatura em matemática(2023) LEAL, Maria de Fatima Costa; ALMOULOUD, Saddo AgO presente artigo é um recorte da tese de doutorado “Teoria e prática no processo de formaçãoprofissional: o caso de um curso de licenciatura em matemática”, que teve como objetivo investigar a relação entre teoria e prática a partir de seu Projeto Político-Pedagógico. Neste trabalho, teceremos reflexões e entendimentos sobre a elaboração feita por estudantes da licenciatura sobre o conceito e significado de prática, bem como a movimentação dessa prática no interior do curso. A natureza das informações coletadas e as formas adotadas para seu tratamento enquadram nosso estudo no conjunto de pesquisas qualitativas associadas ao estudo de caso.Apoiamo-nos em construtos teóricos sobre sobre a relação entre teoria e prática, bem comosobre a formação de professores.Os depoimentos dos entrevistados nos permitiram entender que, mesmo diante de um currículo organizado em eixos de formação, predominam atividades práticas que servem apenas para a aplicação de teorias estudadas durante o curso. Mais especificamente, para os estudantes a matriz curricular do curso favorece e reafirma a dicotomia entre teoria e prática. Como conclusão, acreditamos que uma das principais contribuições deste relatório de pesquisa está na compreensão de que os licenciandos trazem, por meio de seus discursos, entendimentos sobre a relação entre teoria e prática desenvolvida no PPP do curso, e que estes lhes são revelados sob uma tensão de não se reconhecerem como futuros professores, seguros e preparados para o enfrentamento da prática profissiona