Navegando por Autor "ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto"
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- ItemApresentação(2015) ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto; SCHNEIDER, Marilda Paqual
- ItemGestion de la escuela y la educación en latinoamerica: análisis de la realidad política(2015) TELLO, Cesar Geronimo; ALMEIDA, Maria de Lourdes PintoIn the context of the world of work is the main feature that capitalist pro-duction force has taken the form of market workers and thus become a mere object of production. Thus, the school plays a management model in terms of production. This paper proposes think the school as a place of tolerance and respect encouraging the development of a democratic culture, so that it does encourage the participation of all in decision-making. The schoolwork done in management, most of the times, lost sense of swap space, construction, and social relationship and is taken in terms of market and production.
- ItemGlobalização, liberalismo econômico e educação brasileira: quem controla a produção do conhecimento científico?/globalization, economic liberalism and brazilian education: who controls the production of scientific knowledge?(2015) ALMEIDA, Maria de Lourdes PintoO globalismo e a mundialização compreendem uma abertura histórico-geográfica de um campo de disputas entre capital e trabalho. O fordismo passa a combinar-se com ou ser substituído pela flexibilização dos processos de trabalho e produção. Vale agora, ao lado da produtividade, a capacidade de inovação e competitividade. As novas formas de organização social e técnica do trabalho formam um trabalhador coletivo desterritorializado. O mundo transforma-se em uma imensa fábrica, a fábrica global. Neste texto pretende-se discutir sobre a formação de professores no Brasil no terceiro milênio, totalmente inserido nesse processo de Mundialização do Capital, no qual o Estado que assessora a Universidade é liberal e, portanto, entende a Educação enquanto mercadoria de troca. O objetivo é mostrar que a responsável pela formação dos professores, a Universidade, possui rumos que estão diretamente ligados à sua fonte de financiamento, e se definem no interior dos programas políticos governamentais. Usaremos Gramsci, Castells e Ianni para fundamentar teoricamente essa discussão. Nosso foco estará na argumentação de que um governo que adere à concepção de mercado e pauta nela suas decisões trabalhará no sentido de tornar a Universidade uma empresa, cuja sobrevivência dependerá de sua inserção na rede global. Nesse caso, admitir-se-ia que, para sobreviver, a Universidade teria que se autoajustar conforme os fluxos aos quais estaria submetida.
- ItemGrupos de investigação em educação superior: por onde anda a produção do conhecimento científico?(2018) ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto; IGNA, Fernando Rodrigo DallNo artigo apresenta-se, a partir de um mapeamento, o perfil dos grupos de pesquisa em educação superior cadastrados no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em universidades públicas da região Sul do Brasil. A investigação é bibliográfica e documental, tendo como metodologia de análise a histórico-crítica. As discussões contribuem para identificar os eixos temáticos que caminham à produção do conhecimento científico via pesquisa na educação superior no Brasil, destacando como consequência a efetiva e tão discutida ideia de (re)produtivismo acadêmico em nível mundial e suas repercussões no Brasil.
- ItemInternacionalização da educação superior(2022) ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto; FILHO, José Camilo dos Santos; BITTENCOURT, CharleneÉ com muito prazer que apresentamos o volume 08 (oito) da nossa Revista Internacional de Educação Superior - RIESup, ano de 2022. Neste volume temos um total de 45 publicações, sendo: 09 (nove) artigos do dossiê temático, 21 (dezenove) artigos, 04 (quatro) relatos de pesquisas, 06 (seis) relatos de experiência, 03 (três) resenhas e 02 (dois) ensaios. Faremos uma breve apresentação de cada texto para que o leitor possa ter conhecimento do objetivo proposto pelo autor em cada discussão apresentada neste volume.