Navegando por Autor "AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação inicial de professores da educação básica em licenciaturas de universidades públicas do Rio Grande Do Norte: estudo de currículos e suas matrizes curriculares(2018) MEDEIROS, Emerson Augusto de; AGUIAR, Ana Lúcia OliveiraO texto em tela tem como objetivo principal apresentar uma análise acerca da formação inicial de professores da Educação Básica em 58 cursos de licenciatura de três universidades públicas do Estado do Rio Grande do Norte, com ênfase para o estudo de currículos e de suas matrizes curriculares.
- ItemFormação inicial de professores da educação do campo: a experiência do PRONERA/UERN em narrativas (auto) biográficas(2018) AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira; MEDEIROS, Emerson Augusto deO artigo em tela apresenta reflexões construídas em um estudo dissertativo sobre a formação inicial de professores da Educação do Campo com fundamento na experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, da Universidade do estado do Rio Grande do Norte – UERN.
- ItemHistórias que educam: dos velhos do quilombo à formação para a juventude – memória, saberes, tradição(2019) SANTOS, Pedro Fernando; AGUIAR, Ana Lúcia OliveiraIn the process of building knowledge, many peoples, cultures and knowledge were sidelined. This article is a problematization proposed to a research completed in the Graduate Program in Education at the State University of Rio Grande do Norte, which aims to investigate the influences of the Knowledge of Tradition materialized by the “stories of the elderly” of the Quilombola Community of Santana, in Pernambuco, for the formation of the youth of that locality. As a method, there is Oral History, which examines the work of memory as a legacy of the community's tradition. The study highlights and denotes the direct relationship between the teachings of the elders for the training of the younger ones and, as a theoretical basis, it relies mainly on Bosi, Halbwachs, Pollak and Alberti for this investigation.
- ItemHistórias que educam: dos velhos do quilombo à formação para a juventude – memória, saberes, tradição(2019) SANTOS, Pedro Fernando; AGUIAR, Ana Lúcia OliveiraNo processo de construção do conhecimento muitos povos, culturas e saberes foram margeados. Esse artigo é uma problematização proposta a uma pesquisa concluída no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que objetiva investigar as influências dos Saberes da Tradição concretizadas pelas “histórias dos velhos” da Comunidade Quilombola de Santana, em Pernambuco, para a formação da juventude dessa localidade. Como método, tem-se a História Oral, que examina o trabalho da memória como legado de tradição da comunidade. O estudo evidencia e denota a relação direta dos ensinamentos dos mais velhos para a formação dos mais jovens e, como base teórica, apoia-se, principalmente, em Bosi, Halbwachs, Pollak e Alberti para essa investigação.