Educação (UFSM)
1984-6444
Santa Maria, RS
jan./dez.
O presente estudo discorre sobre indicadores de acessibilidade em bibliotecas universitárias federais brasileiras e processos avaliativos no contexto da inclusão realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nesse sentido, o objetivo geral foi avaliar as políticas públicas de inclusão efetivadas em bibliotecas universitárias e as questões avaliativas pertinentes à acessibilidade. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionário online enviados a 25 (vinte e cinco) coordenadores de Sistemas de Bibliotecas de universidades federais brasileiras e 31 (trinta e um) avaliadores do INEP. Também a diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) e a Coordenadoria Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do INEP, por meio de entrevista semiestruturada. Foram analisados, contextualizados e interpretados com base em fundamentos da análise de conteúdo, resultando nas categorias; concepção acerca da política de inclusão nas bibliotecas universitárias; acessibilidade física; acessibilidade informacional; acessibilidade nos serviços; acessibilidade atitudinal; avaliação do INEP e política institucional inclusiva. Avanços, fragilidades de acessibilidade, inclusão e avaliação nas bibliotecas universitárias apontaram para a necessidade de efetivação de uma política institucional inclusiva nos Sistemas de Bibliotecas das universidades federais brasileiras, de modo a eliminar barreiras e garantir o direito de oportunidades iguais a todos.

This study discusses accessibility indicators in Brazilian federal university libraries and evaluation processes in the context of inclusion conducted by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). In this sense, the general objective was to evaluate the public inclusion policies implemented in university libraries and the evaluative questions pertinent to accessibility. The research data were collected through an online questionnaire sent to 25 (twenty-five) library system coordinators of Brazilian federal universities and 31 (thirty-one) INEP evaluators. Also the Directorate of Higher Education Evaluation (DAES) and the General Coordination of Evaluation of Undergraduate Courses and Higher Education Institutions, through semi-structured interviews. They were analyzed, contextualized and interpreted based on the fundamentals of content analysis, resulting in the categories; conception of the policy of inclusion in university libraries; physical accessibility; informational accessibility; accessibility of services; attitudinal accessibility; INEP evaluation and inclusive institutional policy. Advances, weaknesses in accessibility, inclusion and evaluation in university libraries have pointed to the need to implement an inclusive institutional policy in the Library Systems of Brazilian federal universities, in order to eliminate barriers and guarantee the right of equal opportunities for all.
Políticas inclusivas, Biblioteca universitária, Avaliação, Acessibilidade, Inclusive policies, University libray, Evaluation, Accessibility
STROPARO, Eliane Maria; MOREIRA, Laura Ceretta. Bibliotecas universitárias federais brasileiras: acessibilidade-avaliação do instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira (INEP). Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 46, n. 16, p. 1-20, jan/dez. 2021. https://doi.org/10.5902/1984644440029. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/40029. Acesso em: 2022-07-20