Travessias
Cascavel, PR
maio/ago.
Coleções
Este artigo apresenta dados relativos à segmentação não convencional de palavras, especificamente o fenômeno de hipossegmentação, presente em produções escritas de estudantes do Ensino Fundamental. Tem-se o objetivo de analisar o fenômeno da hipossegmentação (junção indevida de palavras) e as possíveis motivações para a sua realização nas produções textuais dos estudantes. As reflexões fundamentam-se em autores da área da fonética, fonologia e variação linguística como Bisol (2000, 2005), Bortoni-Ricardo (2005), Busse (2013), Cagliari (2006, 2009), Mollica (2004) e Oliveira (2005). Com relação aos procedimentos metodológicos, destaca-se que este estudo pressupõe os processos qualitativos interpretativistas, desse modo, os resultados foram gerados a partir de uma perspectiva metodológica amparada na Linguística Aplicada. A partir da pesquisa realizada, constata-se que os desvios ortográficos presentes nas produções dos estudantes são resultantes do trânsito de práticas sociais orais para práticas sistematizadas de escrita, assim, evidenciam as hipóteses construídas pelos estudantes durante o processo de aquisição da modalidade escrita da língua portuguesa. Os dados reiteram a necessidade do trabalho sistêmico e permanente com os aspectos fonográficos da língua, cabendo ao professor a análise das produções textuais dos alunos com o intuito de atestar as eventuais dúvidas dos estudantes, e considerar os desvios como parte integrante do processo de aprendizagem.

This article presents data related to unconventional word segmentation, specifically hyposegmentation, in written productions of elementary school. The objective is to analyze the phenomenon of hyposegmentation (inappropriate word union) and the possible motivations for its realization in the student’s textual productions. The reflections are based on authors in the area of phonetics, phonology, and linguistic variation such as Bisol (2000, 2005), Bortoni-Ricardo (2005), Busse (2013), Cagliari (2006, 2009), Mollica (2004) e Oliveira (2005). Regarding the methodological procedures, the main point of this study presupposes the qualitative interpretative processes and the results were generated from a methodological perspective supported by Applied Linguistics. The research carried out shows that the orthographic deviations presents in the students productions are the result of the transition from oral social practices to systematic writing practices, thus show the hypotheses constructed by students during the development process of the written form of the Portuguese language. The data reiterates the necessity of systematic and permanent work with the phonographic aspects of the language, and the teacher need to analyze the textual productions of the students to testify of their possible doubts, and consider the deviations as an integral part of the learning process.
Fala, Escrita, Segmentação não convencional, Speech, Writing, Unconventional segmentation
DINIZ, Ana Caroline Montrezol; BUSSE, Sanimar; CARMO, Stefani Alves do; HAHN, Thais Goldeff. A segmentação não convencional (hipossegmentação) em produções escritas de estudantes do 4º ano do ensino fundamental. Travessias, Cascavel, PR, v. 16, n. 2, p. 2-18, maio/ago. 2022. https://doi.org/10.48075/rt.v16i2.28696. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28696. Acesso em: 2022-08-31