Travessias
Cascavel, PR
set./dez.
Coleções
Este artigo trata da relação entre a fala e a escrita em produções escritas de estudantes do Ensino Fundamental. A atividade escrita pode levar a inseguranças devido à complexa relação entre a fala e a representação gráfica de algumas palavras. Este estudo tem o objetivo de apresentar uma análise dos registros gráficos em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental, a partir da descrição da natureza das ocorrências de escrita que infringem as regras ortográficas. Esta pesquisa insere-se na Sociolinguística Educacional, em que as reflexões partem dos estudos sobre variação linguística, escrita e ortografia realizados por Faraco (1994), Leal e Roazzi (2007), Morais (2007) (2009), Costa (2016), entre outros autores. Os dados analisados foram coletados em produções escritas desenvolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, visto que é nesse período que os estudantes têm os primeiros contatos com a ortografia da Língua Portuguesa. Observamos que os estudantes possuem dificuldades nas formas heterogêneas da língua, ou seja, no princípio de arbitrariedade que compõe a ortografia. Dessa forma, os dados reiteram que os índices de maior representatividade de desvios ortográficos são originários da influência da fala dos estudantes sobre a modalidade escrita, portanto, gerados devido à natureza fonético-fonológica.

This article deals with the relationship between speech and writing in written productions of Elementary Education’s students. The written activity may cause some insecurities due to the complex relationship between speech and some words’ graphic representation. This research aims to provide an analysis of the graphic record in written productions of elementary education’s students, based on the description of the nature of writing occurrences that violate the orthography. This research is inserted in the Educational Sociolinguistic, in which the reflections begin from the studies about linguistic variety, writing and orthography performed by Faraco (1994), Leal and Roazzi (2007), Morais (2007) (2009), Costa (2016), among other authors. The data analyzed in this article was collected in written productions performed by third grade Elementary School students, since it is in this period that students have their first contact with the Portuguese ortography. We observed that the students have difficulties with the heterogenic forms of language, in other words, with the principle of arbitrariness that composes the orthography. Therefore, data reiterate that the more representative rates of orthographic deviations come from the influence of the student’s speech over writing, thus, generated due to the phonetic-phonologic nature.
Ensino, Ortografia, Linguagem, Education, Writing, Orthography
CARMOS, Stefani Alves do; BUSSE, Sanimar. Relação fala e escrita: uma análise dos registros ortográficos em produções escritas do Ensino Fundamental. Travessias, Cascavel, PR, v. 15, n. 3, p. 21-35, set/dez. 2021. https://doi.org/10.48075/rt.v15i3.27455. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/27455. Acesso em: 2022-02-21