Um olhar em busca do belo que conforta: o outro diante do cinema brasileiro

Dossiê
ETD - Educação Temática Digital
Campinas, SP
abr./jun.
We present, in this paper,a few connections between cinema, alterity and education. We believe cinema producessomething on us and, at the same time, allows for a destabilizing experience. Regarding that, we work with data from a research carried out with foreign students and their experience in a class of Brazilian cinema. The analysis is supported by the works of Nietzsche, Deleuze, Julia Kristeva, Ismail Xavier, Alain Badiou and Alain Bergala. These authors help us link cinema and creative thinking around the concepts of beauty, movie narrative and alterity.

En este artículo, se discuten algunas conexiones entre el cine, alteridad y la educación. Partimos de la suposición de que el cine produce algo en nosotros, mientras en que apostamos en el poder de desestabilización permitido por el cine. Por lo tanto, trabajamos con algunos datos de investigación realizada con estudiantes extranjeros, en situación de clase, expuestos a una experiencia con películas producidas en Brasil. En el análisis de los datos, nos volvemos a Nietzsche, Deleuze, Julia Kristeva, así como Ismail Xavier, Alain Badiou y Alain Bergala. Con estos autores, articulamos cine y producción de pensamiento, en torno de elaboraciones sobre lo bello, la narrativa cinematográfica, así como sobre el tema de la alteridad.

Neste artigo, discutimos algumas relações entre cinema, alteridade e educação. Partimos do pressuposto de que o cinema produz algo em nós, ao mesmo tempo em que apostamos na potência de desestabilização permitida pelo cinema. Para tanto, operamos com alguns dados de pesquisa realizada com estudantes estrangeiros, em situação de sala de aula, expostos a uma experiência com filmes produzidos no Brasil. Na análise dos dados, recorremos a Nietzsche, Deleuze, Julia Kristeva, além de Ismail Xavier, Alain Badiou e Alain Bergala. Buscamos com esses autores articular cinema e produção de pensamento, em torno de elaborações sobre o belo, a narrativa cinematográfica, bem como sobre o tema da alteridade.
Cinema, Alterity, Foreign Student, Cine, Alteridad, Estudiante Extranjero, Cinema, Alteridade, Estudante Estrangeiro
FISCHER, Rosa Maria Bueno; HILGERT, Ananda Vargas. Um olhar em busca do belo que conforta: o outro diante do cinema brasileiro. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.19, n. 2, p. 316-337, abr./jun. 2017. https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8647464. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647464. Acesso: 2021-07-26