Dossiê
1–21
pt, en
Florianópolis
O artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e aMatemática. Para isso, ancora-se em estudos sobre a Educação do Campo e particulariza os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuarem, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpusé constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras, examinados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. Os dados analisados mostram que, ainda que partam da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e à organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formação que atenda as especificidades de cada território. Características das formações em alternância, integradora e emancipatória são encontradas, com maior ou menor explicitação, nas cinco propostas analisadas e configuram-se em princípios fundantes, de maneira prescritiva, dos cursos que integram as Ciências da Natureza e a Matemática.

The article focuses on identifying structuring elements of Degree courses in Field Education (LEdoC) based on the pedagogical projects of courses (PPC) that integrate Natural Sciences and Mathematics. For this, it is anchored in studies on Field Education and, in particular, the principles and foundations of LEdoC as a public policy for teachereducation to work, primarily, in rural schools. This is a documentary analysis, whose corpus is constituted by the PPC of five courses implemented in public universities in different Brazilian regions and analyzed in the light of the following categories: educational alternation, integrative education, and emancipatory education. The analyzed data show that even having the same baseline, the proposals of the courses have different objectives and organization of the curricular matrices, results that are in full consonance with the Field Education principles, which advocate an education that meets the specificities of each territory. Characteristics of alternating, integrative, and emancipatory education are found, to a greater or lesser extent, in the five proposals analyzed, and they constitute founding principles, in a prescriptive way, of the courses that integrate Natural Sciences and Mathematics.
Licenciatura em educação do campo, Análise documental, Organização dos cursos, Degree in field education, Documentary analysis, Organization of courses
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; WAGNER, Débora Regina; KHIDIR, Kaled Sulaiman. Licenciatura em educação do campo: elementos estruturantes de cursos que integramas ciências da natureza e a matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 1–21. 2023. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91213. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/91213/52701. Acesso em: 2023-09-18