ORCID
Temas em Educação e Saúde
O desenvolvimento de redes de apoio entre profissionais de saúde pode ser uma forma de se concretizar resultados da estratégia de cuidar do cuidador. este texto relata a experiência de ex-alunos de um curso de capacitação em terapia comunitária integrativa. o grupo constitui a primeira turma de terapeutas comunitários formada pelo instituto interfaci em 2007, são paulo, sp. durante o processo de formação, os aspectos teóricos da terapia comunitária foram intercalados com vivências como confecção de artesanato; construção da árvore da vida; brasão da família; relaxamentos; módulo cuidando do cuidador e intervisões.

The development of support networks between among health professionals may be a result of the strategy: take care for the caretaker. This text reports the experience of ex-students from a training of Community Integrative Therapy. They are the first group of community therapists graduated by Interfaci Institute in 2007, São Paulo. During this graduation process, the theorist aspects of the community therapy were interposed with experiences such as: making handicrafts; construction of the tree of life; family symbols; relaxation; module of take care from the caretaker and intervisions.

El desarrollo de redes de apoyo entre profesionales de la salud puede ser una forma de materializar los resultados de la estrategia de atención al cuidador. este texto relata la experiencia de ex alumnos de un curso de formación en terapia comunitaria integradora. el grupo constituye la primera promoción de terapeutas comunitarios formados por el instituto interfaci en 2007, são paulo, sp. Durante el proceso de formación, los aspectos teóricos de la terapia comunitaria se intercalaron con experiencias como la realización de manualidades; la construcción de un árbol de la vida; la cresta familiar; la relajación; un módulo sobre el cuidado del cuidador y las intervisiones.
Terapia comunitária, Educação em saúde, Redes sociais, Community integrative therapy, Health education, Social networks, Terapia comunitaria, Educación para la salud, Redes sociales
PINHEIRO, Sandra de Azevedo; MAZZOLA, Laila Ismail; PINHEIRO, Alberto Azevedo; OTAVIANO, Doralice; NICASTRO, Raquel; FRIGERY, Sylbene; HORI, Alice; RHEIN, Valquiria. Reunindo nossas pérolas: experiência de um grupo de ex-alunos de curso de capacitação em terapia comunitária. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 9, p. 27-36. 2013. https://doi.org/10.26673/tes.v9i0.9583. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9583. Acesso em: 2022-09-26