Nível técnico
Revista HISTEDBR On-line
e019040
Campinas, SP
O texto resulta de uma pesquisa que buscou compreender o processo histórico educacional do Grupo Escolar Farroupilha, entre os anos de 1927 a 1949, dando ênfase ao estudo dos sujeitos e das práticas escolares produzidas em seu cotidiano. Assim, o objetivo deste artigo é conhecer e compreender os momentos de formação docente, ocorridos no interior dessa instituição, durante a década de 40 do século XX. Entre as fontes consultadas estão documentos produzidos pela própria instituição, preservados no arquivo do Colégio Estadual Farroupilha (Farroupilha/RS), analisados à luz da História Cultural. Os resultados apontam para a importância desses momentos destinados a formação em serviço, uma vez que contribuíram para o aprendizado e para a discussão de novas ideias com base nos princípios, finalidades, ideais, práticas e métodos fundamentados pelas concepções da Escola Nova que orientaram a reforma educacional no Rio Grande do Sul e o trabalho desenvolvido pelo CPOE/RS.

This text is the result of a research that tried to understand the historic educational process of Grupo Escolar Farroupilha, between the years of 1927 and 1949, giving emphasis to the study of subjects and school practices produced in its daily routine. In this way, the objective of this article is to know and to understand the moments of in-service teachers’ training, occurred at this institution, during the forties in the twentieth century. Among the sources consulted, there are the documents produced by the institution itself, preserved in the archive of Colégio Estadual Farroupilha (Farroupilha RS), which were analyzed in light of Cultural History. Results indicate the importance of these moments allocated to in-service training, as they contributed to learning and to discussion of new ideas, based on principles, objectives, ideals, practices and methods founded by conceptions of Escola Nova that guided the educational reform in Rio Grande do Sul and the work developed by CPOE/RS.

Este texto resulta de una investigación que buscó comprender el proceso histórico educacional del Grupo Escolar Farroupilha, entre los años de 1927 a 1949, dando énfasis al estudio de los sujetos y de las prácticas escolares producidas en su cotidiano. De esta forma, el objetivo de este artículo es conocer y comprender los momentos de formación docente, ocurridos en el interior de esta institución, durante la década del 40 del siglo XX. Entre las fuentes consultadas están documentos producidos por la propia institución, preservados en el archivo del Colegio Estadual Farroupilha (Farroupilha/RS), analizados a la luz de la Historia Cultural. Los resultados indican la importancia de estos momentos destinados a la formación interna, una vez que contribuyeron con el aprendizaje y con la discusión de nuevas ideas con base en los principios, finalidades, ideales, prácticas y métodos fundamentados por las concepciones de la Escola Nova que orientaron la reforma educacional en Rio Grande do Sul y el trabajo desarrollado por el CPOE/RS.
Instituição escolar, Formação em serviço, Grupo escolar, School institution, In-service teachers’ training, Grupo escolar, Institución escolar, Formación interna de docentes, Grupo escolar
LUCHESE, Terciane Ângela; FERNANDES, Terciane Ângela. Os momentos de formação docente no interior do grupo escolar Farroupilha/RS (1944-1949): “era um momento também onde a gente fazia um estudo das dificuldades, ou das ideias novas, modernas”. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019040. 2019. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654706. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654706. Acesso em: 2023-06-28