Nível técnico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Rio de Janeiro
abr./jun.
Postgraduate courses are periodically evaluated by CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) according to criteria that are not always clear. These criteria seek to measure, among others, academic productivity (including quality and quantity of scientific production), the dedication of the faculty, the time to complete the course, etc. Quantification of academic excellence is generally not performed; is done qualitatively. This article aims to evaluate the performance of engineering graduate programs in their capacity to transform master's and doctoral theses into public scientific production, and the production of each graduate program in relation to the resources available to them. For both cases, Data Envelopment Analysis (DEA) models are used. The 12 postgraduate programs in Engineering at COPPE (UFRJ) are used as evaluation units.

Los cursos de posgrado son evaluados periódicamente por CAPES (Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior) de acuerdo con criterios que no siempre son claros. Estos criterios buscan medir, entre otros, la productividad académica (incluyendo la calidad y cantidad de la producción científica), la dedicación del profesorado, el tiempo para completar el curso, etc. Generalmente no se realiza la cuantificación de la excelencia académica; se realiza cualitativamente. Este artículo tiene como objetivo evaluar el desempeño de los programas de posgrado en ingeniería en su capacidad para transformar las tesis de maestría y doctorado en producción científica pública, y la producción de cada programa de posgrado en relación con los recursos de que disponen. Para ambos casos, se utilizan modelos de análisis envolvente de datos (DEA). Los 12 programas de posgrado en Ingeniería de la COPPE (UFRJ) se utilizan como unidades de evaluación.

Os cursos de pós-graduação são avaliados periodicamente pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) segundo critérios nem sempre claros. Esses critérios buscam medir, dentre outros, a produtividade acadêmico (incluindo-se qualidade e quantidade da produção científica), a dedicação do corpo docente, o tempo para conclusão do curso etc. A quantificação da excelência acadêmica não é geralmente realizada; é feita de forma qualitativa. Este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho de programas de pós-graduação em Engenharia na capacidade de transformar teses de mestrado e doutorado em produção científica pública, e a produção de cada programa de pós-graduação em relação aos recursos de que dispõe. Para ambos os casos são utilizados modelos de Análise Envoltório de Dados (Dota Envelopment Analysis - DEA). São usados como unidades de avaliação os 12 programas de pós-graduação em Engenharia da COPPE (UFRJ).
Universities and colleges, Graduate, Quality, Academic achievement, Universidades y colegios, Graduado, Calidad, logro académico, Universidades e faculdades, Pós-graduação, Qualidade, Rendimento acadêmico
MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares de; GOMES, Eliane Gonçalves; MEZA, Lidia Ângulo; MELLO, Maria Helena Campos Soares de. Uma análise da qualidade e da produtividade de programas de pós-gradação em Engenharia. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.11, n. 39, p. 167-179, abr./jun. 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362003000200. Acesso: 2021-08-17