Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática
1–18
pt, en
Florianópolis
Diante da preocupação em desenvolver habilidades geométricas em cursos de formação de professores, questionou-se de que forma o uso da realidade aumentada (RA) poderia contribuir, como recurso de aprendizagem, para o desenvolvimento de conceitos geométricos, específico a percepção espacial, em acadêmicos de uma turma do 6º período de um curso de Pedagogia. Assim, este artigo norteia-se por uma pesquisa que fez utilização do aplicativo GeometriAR, o qual permite a visualização de objetos tridimensionais a partir de suas planificações. Para tanto, buscouse analisar quais as possíveis contribuições da RA ao utilizar o aplicativo em questão, para o ressignificação da percepção espacial do grupo pesquisado. A pesquisa realizada foi qualitativa e utilizou como instrumentos metodológicos observações e anotações, gravações de áudio e vídeo, questionários realizados em dois momentos distintos provenientes da elaboração e aplicação de um mini curso. Os resultados indicam que a inserção da tecnologia de RA permitiu que os acadêmicos reorganizassem ou ressignificassem seus conhecimentos geométricos.

Looking for the problem of developing geometric skills in teacher training courses, we ask how to define the use augmented reality (AR) can contribute, as a learning resource, to the development of geometric concepts in studies of a 6th grade class a Pedagogy course. Thus, this article, looking for the use of the GeometriAR application, allows responses of three-dimensional objects based on their plans. To analyze the contribution of this resource, can be characterize it as conceptual difficulties in the teaching learning processes of geometry, through the realization of a short course. A qualitative research was carried out, from a case study perspective, which used applied methodological instruments, recordings and questionnaires. The results indicate that the insertion of AR technology, allowed academics to reorganize or re-signify their geometric knowledge.
Realidade Aumentada, Geometria, Formação de professores, Augmented reality, Geometry, Teacher training
LIAO, Tarliz; ALMEIDA, Sonia Regina Mincov de; MOTTA, Marcelo de Souza. Desenvolvimento de conceitos geométricos com alunos de um curso de pedagogia por meio de atividades envolvendo a realidade aumentada. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 1–18. 2021. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e76092. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/76092/45763. Acesso em: 2023-09-18