Educação (UFSM)
1984-6444
Santa Maria, RS
jan./dez.
A Educação em Direitos Humanos está no cerne da problemática deste artigo, dada a relação dialógica entre as políticas educacionais, currículos epercepções dos estudantes. O método dialético orientou essa pesquisa, com base em uma abordagem qualitativa que incluiu pesquisas empíricas, integrando a escuta de percepções de mais de quatrocentos estudantes do ensino médio e a análise de documentos de políticas públicas e projetos pedagógicos de nove escolas de educação básica. A análise de documentos e percepções de jovens ajuda a identificar a fragilidade da aprendizagem e da experiência dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras. Os alunos demonstram suas expectativas em relação à Educação em Direitos Humanos, exigindo maior espaço para participação, tratamento igualitário, liberdade de expressão e questionamento. A Educação em Direitos Humanos no currículo também permitiria um diálogo entre igualdade e diferença na perspectiva crítica intercultural.Palavras-chave: Direitos Humanos; Currículo escolar; Interculturalidade.

Human Rights Education is at the heart of the problematic of this article, given the dialogic relationship between theeducational policies, curricula and perceptions of students. The dialectical method guided this research, using a qualitative approach, and included empirical research integrating the collection of perceptions more than four hundred high school students and the review of public policy documents and nine high school educational projects. The analysis of documents and perceptions of young people helps identify the fragility of learning and experience of Human Rights in Brazilian schools. Students demonstratetheir expectations of Human Rights Education, requiring greater space for participation, equal treatment, freedom of expression and questioning. Human Rights Education in the curriculum would also allow a dialogue between equality and difference in the critical intercultural perspective.Keywords: Human Rights; School curriculum; Interculturality.
Direitos humanos, Currículo escolar, Interculturalidade, Human rights, School curriculum, Interculturality
EYNG, Ana Maria; SILVA, Jéssica Adriane Pianezzola da; CARDOSO, João Casqueira. Diálogo Intercultural no currículo para a efetivação da educação em direitos humanos: possibilidades e limites. Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 46, n. 2, p. 1-22, jan/dez. 2021. http://dx.doi.org/10.5902/1984644439257. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/39257. Acesso em: 2022-07-20