Avaliação educacional: em busca da individualização

Página Aberta
Nível técnico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Rio de Janeiro
abr./jun.
The author points out the relevance of evaluation itself as an instrument of balance between alienation and competition of students in the process of teaching-learning. However he, also indicates the need to examine traditional evaluation techniques in order to decide what changes shall be made to become them more update and adequate to students and teachers needs. Finally, he suggests that public schools autonomy should be increased in order to make the evaluation process more democratic.

El autor del artículo busca mostrar la importancia, por un lado, de la evaluación en sí misma como instrumento de equilibrio entre la alienación y emulación del alumno en la enseñanza-aprendizaje, y, por otro, la necesidad de revisar las técnicas tradicionales de evaluación para Lograr modalidades de evaluación más actualizadas, de manera que no solo sirvan de termómetro para el docente de cómo enseña y el alumno aprende, sino también de cómo adaptar la evaluación al ritmo de aprendizaje de cada alumno, logrando una mayor justicia. y utilidad en esta evaluación. El artículo concluye señalando la necesidad de que las escuelas públicas alcancen niveles de autonomía más reales y efectivos, para poder ejercer estas evaluaciones de manera más democrática.

O autor do artigo procura mostrar a importância, por um lado, da própria avaliação como instrumento de equilíbrio entre a alienação e emulação do aluno no ensino-aprendizagem, e, por outro, a necessidade de se reverem as técnicas de avaliação tradicionais para alcançar modalidades de avaliação mais atualizadas, de forma que não só sirvam como termômetro para o professor de como ele ensina e o aluno aprende, mas também de como adequar a avaliação ao ritmo de aprendizado de cada aluno, alcançando uma maior justiça e utilidade dessa avaliação. Conclui o artigo, apontando a necessidade de as escolas públicas alcançarem níveis mais reais e efetivos de autonomia, a fim de poderem exercer de forma mais democrática essas avaliações.
Alienation, Emulation, Trading, Diversity, Formative assessment, Autonomy, Alienación, Emulación, Trading, Diversidad, Evaluación formativa, Autonomía, Alienação, Emulação, Negociação, Diversidade, Avaliação formativo, Autonomia
MALHEIRO, João. Avaliação educacional: em busca da individualização. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.11, n. 39, p. 222-231, abr./jun. 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362003000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso: 2021-08-17
DOI