ORCID
Revista Educação e Políticas em Debate
jan./jun.
As parcerias estabelecidas entre os setores público e privado, no âmbito da educação, são foco de análises desse texto. No Brasil, influenciadas especialmente pelas das reformas pós 1990, sob o discurso do aumento da eficiência estatal, tais parcerias têm contribuído para a introdução de mecanismos da gestão privada no funcionamento do Estado. Na vacância de ações de cooperação técnica entre o governo central e os governos subnacionais, a tarefa de elaboração da agenda e da correspondente política educativa parece estar se transferindo para o setor privado lucrativo ou não lucrativo, haja vista a generalização de contratações de instituições e empresas por redes públicas estaduais e municipais de ensino.

The partnerships between public and private sectors in education are the focus of analysis of this text. In Brazil, especially enforced through the post-1990 reforms, in the discourse of improving state efficiency, such partnerships have contributed to the introduction of private management mechanisms in the state functioning. In avoidance of technical cooperation between central government and local governments, the task of preparing the agenda and the corresponding education policy seems to be moving to the private sector for profit or nonprofit, given the widespread of hiring institutions and companies networks by state and municipal public schools.
Estado, Políticas educacionais, Gestão, Público e privado, State, Educational policies, Management, Public and private sectors
ADRIÃO, Theresa; PINHEIRO, Denise. A presença do setor privado na gestão da Educação Pública: refletindo sobre experiências brasileiras. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 55-66, jan/jun. 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17363. Acesso em: 2022-06-06