Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
1982-5587
Araraquara
out./dez.
O objetivo do artigo é demonstrar resultados de pesquisa realizada pela autora e alunos do curso de Pedagogia da UNESP de Marília. Objetivos: 1) verificar a importância da Orientação Profissional (OP) no curso de formação de professores, o papel que o pedagogo pode desempenhar auxiliando futuros alunos na escolha de uma profissão 2) investigar o que significa para aluno a sua escolha profissional, 3) identificar a concepção que possuem a respeito do tema trabalho, 4) propiciar atividades que estimulem o autoconhecimento e a informação profissional, 5) estimulá-los a elaborarem um projeto de vida pessoal e profissional.

The objective of this article is to demonstrate the results of a survey conducted by the author and students of Pedagogy UNESP Marilia. Objectives: 1) verify the importance of Career Guidance (OP) in the course of teacher training, the role the teacher can play in assisting prospective students in choosing a profession 2) to investigate what it means for your student career choice, 3) identify the design that have on the subject work, 4) provide activities that encourage self-awareness and professional information, 5) encourage them to develop a project of personal and professional life.

El objetivo del artículo es demostrar resultados de la investigación realizada por la autora y alumnos del Curso de Pedagogía de la UNESP de Marília. Objetivos: 1) verificar la importancia de Orientación Profesional (OP) en el Curso de formación de profesores, el papel que el pedagogo puede desempeñar auxiliando futuros alumnos en la selección de una profesión, 2) investigar qué significa para el alumno el hecho de elegir una profesión, 3) identificar la concepción que poseen sobre el tema trabajo, 4) fomentar actividades que estimulen el autoconocimiento y la información profesional, 5) estimularlos para elaborar un proyecto de vida personal y profesional.
Orientação profissional, Curso de pedagogia, Formação de educadores, Adolescentes, Career guidance, Course of pedagogy, Training of educators, Adolescents, Orientación profesional, Carrera de pedagogía, Formación de educadores adolescentes
DÁTILO, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida. A necessária disciplina de orientação profissional na formação de professores para o século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1835-1848, out/dez. 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6306. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6306. Acesso em: 2022-10-13