Meta: Avaliação
Rio de Janeiro
out./dez.
Este estudo tem por objetivo apresentar uma meta-avaliação da Avaliação da Cooperação Sul-Sul de Fortalecimento da Autoridade Sanitária do Haiti (PRODOC BRA10/005), requerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, tendo como objeto de estudo, o seu relatório final. O caminho metodológico seguido foi centrado nas boas práticas avaliativas discriminadas por Jane Davidson, por meio dos cinco critérios fundamentais por ela elaborados. Dentre os resultados alcançados destaca-se que os problemas localizados mais relevantes se relacionaram à disponibilização dos dados utilizados para-confecção da documentação da avaliação. Dentre as recomendações apresentadas, destaca-se-necessidade da apresentação de como o planejamento da avaliação foi realizado, contribuindo com um maior conhecimento de aspectos como planejamento dos processos, contexto da avaliação, previsão de custos, entre outros.

This study aims to present-meta-evaluation of the Evaluation of South-South Cooperation for Strengthening the Health Authority of Haiti (PRODOC BRA10/005), required by the United Nations Development Program, having as object of study its final report . The methodological path followed was centered on the good evaluation practices described by Jane Davidson, through the five fundamental criteria elaborated by her. Among the results achieved, it is noteworthy that the most relevant located problems were related to data availability of the data used to prepare the evaluation documentation. Among the recommendations presented, the need to present how the evaluation planning was carried out stands out, contributing to greater knowledge of aspects such as process planning, evaluation context, cost forecasting, among others.

Este estudio tiene como objetivo presentar una metaevaluación de la Evaluación de la Cooperación Sur-Sur para el Fortalecimiento de la Autoridad Sanitaria de Haití (PRODOC BRA10/005), requerida por el Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo, teniendo como objeto de estudio su informe final. El camino metodológico seguido se centró en las buenas prácticas de evaluación descritas por Jane Davidson,-través de los cinco criterios fundamentales elaborados por ella. Entre los resultados alcanzados, se destaca que los problemas encontrados más relevantes estuvieron relacionados con la disponibilidad de los datos utilizados para elaborar la documentación de evaluación. Entre las recomendaciones presentadas, se destaca la necesidad de presentar cómo se realizó la planificación de la evaluación, contribuyendo-un mayor conocimiento de aspectos como la planificación de procesos, contexto de evaluación, previsión de costos, entre otros.
Cooperação Sul-Sul, PRODOC BRA10/005, Haiti, Meta-avaliação, South-South cooperation, PRODOC BRA10/005, Haiti, Metaevaluation, Cooperación Sur-Sur, PRODOC BRA10/005, Haití, Metaevaluación
MORAES, Renato Miguel de; OLIVEIRA, Helen Cristina Araújo de; ORLANDO FILHO, Ovidio. Relatório de avaliação da cooperação Sul-Sul de fortalecimento da autoridade sanitária do Haiti: um estudo meta-avaliativo. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 45, p. 891-919, out/dez. 2022. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i45.4182. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/142. Acesso em: 2023-02-07