Dossiê
Revista online de Política e Gestão Educacional
n.esp.1
mar.
Este artigo se propõe a refletir sobre duas reformas educacionais que foram realizadas a partir do ano de 2011 nos estados de Goiás e Rio de Janeiro, respectivamente conhecidas como “Pacto Educacional Todos pela Educação: um futuro melhor exige mudanças” e “Gestão Escolar Profissionalizada”. O foco da análise foi a gestão gerencial proposta por essas reformas e os seus desdobramentos na organização escolar.

This article intents to reflect on two educational reforms that were carriedout since 2011 in the states of Goias and Rio de Janeiro, respectively known as "Education Pact All for Education: a Better Future Requires Change" and "Professional School Management". The focus of the analysis was the management proposed by these reforms and their development in the school organization.

Este artículo se propone reflexionar sobre dos reformas educativas que se realizaron a partir del año 2011 en los estados de Goiás y Río de Janeiro, respectivamente conocidas como "Pacto Educativo Todos por la Educación: un futuro mejor exige cambios" y "Gestión Escolar Profesional" . El enfoque del análisis fue la gestión gerencial propuesta por esas reformas y sus desdoblamientos en la organización escolar.
Nova gestão pública, Pacto educacional, Gestão escolar profissionalizada, Goiás, Rio de Janeiro, New public management, Educational pact, Professional school management, Goias, Rio de Janeiro, Nueva gestión pública, Pacto educativo, Gestión escolar profesional, Goiás, Rio de Janeiro
OLIVEIRA, Sheila Santos de; ALVES, Miriam Fábia. A reforma da gestão das redes estaduais de Goiás e do Rio de Janeiro sob a égide da nova gestão pública. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. n.esp.1, p. 177-192, mar. 2018. https://doi.org/10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10789. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10789. Acesso em: 2022-10-13