Este artigo tem como objetivo estimular a reflexão sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Ciências a partir da fala de um importante pesquisador dessa área: o professor Marcelo Brito Carneiro Leão, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A entrevista foi concedida durante o evento “Jornadas de Educação em Ciências e Matemática”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) no campus de Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em novembro de 2017. Na ocasião, o professor Marcelo falou sobre sua trajetória profissional, o panorama da utilização das tecnologias de comunicação e informação no contexto pedagógico, o papel do professor nesse processo e algumas estratégias e metodologias de ensino aliadas à tecnologia. O professor destacou que a inserção das TIC em sala de aula não significa a melhoria do processo ensino-aprendizagem, tampouco a modernização da educação. Independente do recurso a ser utilizado na prática docente, é necessário que se compreenda que a escolha da estratégia didática é o mais importante. Para o uso efetivo de novas tecnologias no ensino de Ciências é necessária a reformulação dos cursos de formação de professores, que precisam preparar os docentes para a mediação do processo de ensino-aprendizagem com o uso das TIC.
ICT, Teaching practice, Didactic strategy, TIC, Prática docente, Estratégia didática, Ensino de Ciências
SANTOS, Matheus Lincoln Borges dos; ATANAZIO, Alessandra Maria Cavichia; FRANÇA, Halina dos Santos; PARANHOS, Marcelo; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro; LEITE, Alvaro Emilio. As tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: entrevista com o professor Marcelo Brito Carneiro Leão. ACTIO: Docência em Ciências , Curitiba, PR, v.3, n. 3, p. 214-235, set./dez. 2018. http://doi.org/10.3895/actio.v3n3.8403. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8403. Acesso: 2021-07-26