A precarização do trabalho, o REUNI e o novo desenvolvimentismo

Nível tórico
Revista HISTEDBR On-line
Campinas, SP
jan./mar.
Este artigo ao centralizar-se nos governos FHC e Lula e a ressignificação do neodesenvolvimentismo, tomou o REUNI como referência, em termos educacionais, com o objetivo de realizar um estudo comparativo entre os referidos governos, respaldado nas mudanças no neodesenvolvimento e seus impactos na sociedade e na educação. A pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira analisa o governo FHC e os primórdios da implantação do Plano Real. A segunda, por sua vez, debate o governo Lula, demonstrando seus pressupostos, continuidades e rupturas com o governo FHC e uma ênfase final no projeto de expansão do ensino superior público denominado REUNI. Foram pesquisadas fontes primárias manifestas em jornais da época, documentos governamentais e análise do discurso dos principais atores políticos do projeto em questão. O que demonstramos é que o governo Lula não rompeu com a lógica monetarista inerente ao governo FHC, no qual houve expansão do ensino superior privado, manifestando projetos precarizantes do trabalho dos professores. No governo Lula, o processo de interiorização da Universidade pública manifestou a contradição do acesso a alunos no ensino superior, porém em condições também precárias para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia.

Este artículo al centralizarse en los gobiernos FHC y Lula y la resignificación del neodesenvolvimentismo, tomó el REUNI como referencia, en términos educativos, con el objetivo de realizar un estudio comparativo entre los referidos gobiernos, respaldado en los cambios en el desarrollo y sus impactos en la sociedad y en la educación. La investigación fue dividida en dos partes: la primera analiza el gobierno de FHC y los primeros de la implantación del Plan Real. La segunda, a su vez, debate el gobierno de Lula, demostrando sus presupuestos, continuidades y rupturas con el gobierno de FHC y un énfasis final en el proyecto de expansión de la enseñanza superior pública denominado REUNI. Se investigaron fuentes primarias manifestadas en periódicos de la época, documentos gubernamentales y análisis del discurso de los principales actores políticos del proyecto en cuestión. Lo que demostramos es que el gobierno Lula no rompió con la lógica monetarista inherente al gobierno FHC, en el cual hubo expansión de la enseñanza superior privada, manifestando proyectos precarizantes del trabajo de los profesores. En el gobierno de Lula, el proceso de interiorización de la Universidad pública manifestó la contradicción del acceso a alumnos en la enseñanza superior, pero en condiciones también precarias para el desarrollo de la Ciencia y la Tecnología.

This article in be centered at the FHC’s government and Lula’s government and in the reframe of the “neo-desenvolvimentismo”, took the REUNI as a reference, in educational terms, with the target to realize a comparative study between those governments, bound in the changes of “neodesenvolvimentismo” and its impacts in the society and the education. The research was divided in two parts: the first one analyses the FHC’s government and the beginning of the Real Plain. The second one, for its time, debates the Lula’s government, showing its assumptions, continuities and ruptures with the FHC’s government and the final emphasis in the public superior education project of expansion named REUNI. Were surveyed primary sources manifested in the newspaper of that time, government documents and the discourse’s analyses of the most important actors about the project in question. What we demonstrate is that the government of Lula did not break with the monetarist logic inherent of the FHC’s government; in witch was expansion of the private superior education, showing precarizations’s projects of the professor’s condition of work. In the Lula`s government, the process of internalization of the public University showed the contradictions of the student’s access to the superior education, however in also degraded conditions to the development of Science and Technology.
REUNI, Neodesenvolvimento, Trabalho docente, Precarização, Neoliberalismo, REUNI, Neodesenvolvimento, Trabajo docente, La precariedad, El neoliberalismo, REUNI, Neodesenvolvimentismo, Professor`s labor, Precarization, Neo-liberalism
ANDRADE, Antonia Costa; LUCENA, Carlos; BARLETA, Ilma Andrade. A precarização do trabalho, o REUNI e o novo desenvolvimentismo. Revista HISTEDBR On-line, p. 234-257. 2018. https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645868. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645868. Acesso em: 2024-06-20