A influência da Indústria Cultural e as suas implicações nas mídias sociais como práticas educativas

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
ISSN
2446-774X
Página(s)/e-location
e167422
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Manaus, AM
8
1
Coleções
Resumo
Este artigo visa discutir a influência da Indústria Cultural na sociedade contemporânea e as suas implicações na utilização de mídias sociais nas práticas docentes. O acesso às mídias sociais, muitas vezes, é visto como vício e atividades para o lazer pessoal. Entretanto, tem-se uma sociedade tecnológica que cada vez mais faz uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no seu cotidiano. Essas mídias têm constituído um canal de comunicação, inclusive na educação. Assim, é importante realizar estudos sobre o uso delas no contexto educacional. E, dessa forma, surge a seguinte problemática: quais as implicações da utilização das mídias sociais nas práticas docentes, levando-se em consideração o sujeito pós-moderno e a indústria cultural que permeia a contemporaneidade? Diante do exposto, objetiva-se discutir essa utilização e as relações estabelecidas desse uso na vida desse sujeito que está inserido em uma cultura de divulgação massiva de informações. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com base em livros e artigos escritos no período de 2013-2019 e foi promovida uma busca exploratória nas bases do Scielo, Google Scholar e Periódicos da Capes, sendo que dessa consulta foram selecionadas 18 pesquisas que envolvem as temáticas estudadas e, para que se edifique uma efetiva discussão sobre os assuntos em questão, foram incluídas as ideias de Hall (2001), Kensky (2012), Geertz (2008) e Adorno (2003). Dessa forma, pretende-se destacar a importância de inserção das mídias sociais nas práticas educativas, considerando o contexto e o sujeito contemporâneo.

This article aims at discussing the influence of the Cultural Industry in contemporary society and its implications for the use of social media in teaching practices. Access to social media is often treated as addiction and activities for personal leisure, however, we live in a technological society that has increasingly used Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in their daily lives. These media have been a communication channel, including in education, so it is important to carry out studies about their use in the educational context. Thus, a question has been arisen: what are the implications of the use of social media in teaching practices, considering the postmodern subject and the cultural industry that permeates contemporary times? In this way, the objective is to discuss the use of these media and its reflection in the postmodern subject’s life. Thus, a literature review was carried out based on books and articles written in the period 2013-2019 and an exploratory search on the basis of Scielo, Google Scholar, and Capes Journals was developed, from this research 18 researches that involve the themes studied were selected and, in order to build an effective discussion on the issues treated on this paper, the ideas of Hall (2001), Kensky (2012), Geertz (2008) and Adorno (2003) were included. This way, it is intended to highlight the importance of inserting social media in educational practices, considering the context and contemporary subject.
Descrição
Palavras-chave
Contexto da educação, Tecnologia e educação, Crítica da educação., Educational context, Technology and education, Critique of education.
Citação
CÉSAR, Maria Fernanda Santos ; SANTOS, Francely Aparecida dos. A influência da Indústria Cultural e as suas implicações nas mídias sociais como práticas educativas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 8, n. 1, p. e167422. 2022. https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1674. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1674. Acesso em: 2024-02-28