A pedagogia de projetos e a formação humana integral: estudo de caso no município de Coari/AM

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
ISSN
2446-774X
Página(s)/e-location
e201522
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Manaus, AM
8
1
Coleções
Resumo
Este artigo traz à discussão as relações entre a Pedagogia de Projetos e a Formação Humana Integral, buscando, de forma sistemática e crítica, superar a visão de ensino-aprendizagem desvinculada de uma formação crítica, inventiva e comprometida com a transformação social. Para tanto, se propôs a analisar a utilização da Pedagogia de Projetos como metodologia de ensino visando uma formação humana integral dos discentes, percebendo-os como sujeitos ativos de seu processo de aprendizagem. Durante a pesquisa, são destacadas as principais características da Pedagogia de Projetos e suas contribuições para a formação Humana Integral. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de uma turma do curso Técnico em Administração na Forma Integrada do IFAM campus Coari, de modo a apontar as descobertas realizadas e os resultados alcançados após a reflexão e análise do processo. O levantamento de dados foi feito a partir da aplicação de entrevista semiestruturada e observação remota dos participantes. Os resultados tiveram seus dados tabulados e submetidos ao tratamento da metodologia de análise Textual Discursiva, os quais indicam que a pedagogia de projetos contribuiu de forma significativa para a formação e o desenvolvimento das dimensões cultural, social, cognitiva, física e emocional dos discentes

This article brings to the discussion the relationship between Project Pedagogy and Integral Human Education, seeking, systematically and critically to overcome the teaching-learning vision detached from a critical, inventive formation committed to social transformation. Therefore, it was proposed to analyze the use of Project Pedagogy as a teaching methodology aiming at an integral human formation of the students, perceiving them as active subjects of their learning process. During the research, the main characteristics of Project Pedagogy and its contributions the Integral Human Education are highlighted. To this end, a case study of a class of the Technical Course in Administration in the Integrated Form of the IFAM campus Coari was developed, to point out the discoveries made and the results achieved after the reflection and analysis of the process. Data collection was carried out through the application of semi-structured interviews and remote observation of the participants. The results had their data tabulated and submitted to the treatment of the Discursive Textual Analysis methodology, which indicate that the pedagogy of projects contributed significantly to the formation and development of the cultural, social, cognitive, physical and emotional dimensions of the students

Este artículo trae a discusión la relación entre la Pedagogíade Proyectos y la Educación Humana Integral, buscando, de forma sistemática y crítica, superar la visión de enseñanza-aprendizaje desconectada de una formación crítica, inventiva y comprometida con la transformación social. Por lo tanto, se propuso analizar el uso de la Pedagogía de Proyectos como metodología de enseñanza con el objetivo de una formación humana integral de los estudiantes, percibiéndolos como sujetos activos de su proceso de aprendizaje. Durante la investigación se destacan las principalescaracterísticas de la Pedagogía de Proyectos y sus aportes a la Educación Humana Integral. Para ello, se desarrolló un estudio de caso de una clase del Curso Técnico en Administración en la Forma Integrada del IFAM campus Coari, con el fin de señalar los descubrimientos realizados y los resultados alcanzados luego de la reflexión y análisis del proceso. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de entrevistas semiestructuradas y observación remota de los participantes. Los resultados tuvieron sus datos tabulados y sometidos al tratamiento de la metodología Análisis Discursivo Textual, los cuales indican que la pedagogía de proyectos contribuyó significativamente en la formación y en el desarrollo de las dimensiones culturales, sociales, cognitivas, físicas y emocionales de los estudiantes.
Descrição
Palavras-chave
Pedagogia de projetos, Formação humana integral., Pedagogy of projects, Integral human formation, Pedagogía del proyecto, Formación humana integral.
Citação
SILVA SOBRINHO, Moysés Hassan da ; QUEIROZ NETO, José Pinheiro de. A pedagogia de projetos e a formação humana integral: estudo de caso no município de Coari/AM. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 8, n. 1, p. e201522. 2022. https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2015. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2015. Acesso em: 2024-02-28