Um levantamento de produtos técnicos e tecnológicos desenvolvidos na pós-graduação

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
ISSN
2446-774X
Página(s)/e-location
e196722
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Manaus, AM
8
1
Coleções
Resumo
A elaboração de um produto educacional inerente à dissertação é uma exigência do Mestrado Profissional, possibilitando que para cada pesquisa seja desenvolvido um recurso ou material para ser utilizado pela comunidade. Assim, o objetivo do levantamento realizado neste trabalho foi verificarse o produto educacional que foi desenvolvidotem se diversificado em conformidade com as categorias propostas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes) ou se enquadram numa mesma categoria. Com este intuito, foi realizado um levantamento dos produtos apresentados em três programas de pós-graduação em Ensino, localizados no Sul do Brasil, sendo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia -Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática eTecnologia da Universidade do Estado de Santa Catarina em Joinville;Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Educação do Instituto Federal de Pelotas-Visconde da Graça Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados no sítio eletrônico dos respectivos programas de pós-graduação acima mencionados. Os resultados apontam que estes produtos desenvolvidos se enquadram em apenas poucas das categorias sugeridas pela Capescomo sequências didáticas, guias didáticos e cadernos pedagógicos. Portanto, faz-senecessário trazer ao debate uma proposta para incentivar a diversificação na forma de apresentação dos produtos educacionais, com o objetivo de ampliar o alcance dos recursos de ensino desenvolvidos nos mestrados profissionais, visando a melhoria na qualidade da educação.

The elaboration of an educational product inherent tothe dissertation is a requirement of the Professional Master's, allowing for each research to be developed as aresource to be used by the community. The objective of the survey carried out in this work was to verify if the educational product that was developed has diversified in accordance with the categories proposed by CAPES or if they fit into the same category. Thus, a survey was carried out of the products presented in three postgraduate programs in Teaching, located in the South of Brazil:Postgraduate Program in Science and Technology Teaching -Federal University Technology of Paraná -Ponta Grossa; Postgraduate Program in Science, Mathematics and Technology Teaching,at the State University of Santa Catarina in Joinville; Postgraduate Program in Science and Technology in Education,at the Federal Institute of Pelotas-Visconde da Graça Rio Grande do Sul. Data were collected on the website of the above mentioned graduate programs. The results show that these developed products fit into few of the categories suggested by CAPES, such as sequences and didactic guides and pedagogical notebooks. It is necessary to bring to the debate a proposal to encourage diversification in the way these products are presented, with the objective of expanding the reach of teaching resources developed in professional master's degrees, aiming at improving the quality of education

La elaboración de un producto educativo inherente a la disertación es un requisito de la Maestría Profesional, permitiendo que cadadisertación sea desarrollada un recurso para ser utilizado porla comunidad. El levantamiento realizado en este trabajo tuvo como objetivo verificar si el producto educativo desarrollado se diversificade acuerdo con las categorías propuestas por CAPES o si encajan en una solacategoría. Así, se realizó un levantamiento de los productos presentados en tres programas de posgrado en Enseñanza del Sur de Brasil: Programa de Posgrado en Enseñanza de Ciencias y Tecnologías -Universidad Tecnológica Federal de Paraná; Programa de Posgrado en Enseñanza de Ciencias, Matemáticas y Tecnologíade la Universidad Estadual de Santa Catarina en Joinville; Programa de Posgrado en Ciencia y Tecnología en la Educación en el Instituto Federal de Pelotas-Visconde da Graça,Rio Grande do Sul. Los datos fueron colectados en el sitio web de los programas de posgrado mencionados. Losresultados muestran que estos productos desarrollados encajan en algunas de las categorías sugeridas por CAPES, como secuencias,guías didácticas y cuadernos pedagógicos. Es necesario llevar al debate una propuesta para incentivar la diversificación en laforma de presentación de estos productos, con el objetivo de ampliar el alcance de los recursos didácticos desarrollados en las maestrías profesionales, visando mejorar la calidad de la educación.
Descrição
Palavras-chave
Pós-graduação stricto sensu, Mestrado profissional, Produção técnico-científica, Masters degrees, Masters programs, Production techniques, Posgrado stricto sensu, Máster profesional, Producción técnico-científica.
Citação
PINHEIRO, Fabiana Fátima do Prado Sedelak ; AIRES, João Paulo. Um levantamento de produtos técnicos e tecnológicos desenvolvidos na pós-graduação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 8, n. 1, p. e196722. 2022. https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1967. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1967. Acesso em: 2024-02-28