Mobilidade e autonomia na vivência de crianças urbanas: uma etnografia do parque público infantil

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
DESIDADES
ISSN
2318-9282
Página(s)/e-location
85-103
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro, RJ
1
30
maio/ago.
Coleções
Resumo
O estudo teve como foco as crianças em um parque público e fundamenta-se na perspectiva dos estudos sociais das infâncias, para pensar a criança como construtora de possibilidades de ver e viver na cidade e produzir sentidos para aquilo que foi instituído a partir de suas percepções e vivências. Foram realizadas sessões de observação não participante em um parque público da cidade de Recife, tendo como foco as formas de apropriação das crianças, considerando o uso dos equipamentos disponibilizados e as interações com seus pares e seus acompanhantes adultos. A análise aponta o exercício da autonomia da criança, ao escolher parceiros, brinquedos e brincadeiras, e a mobilidade pelos espaços e equipamentos disponíveis. Também se evidenciam as intervenções dos adultos nas formas de organização dos tempos e espaços das crianças. Como conclusão, o estudo reflete a condição de cidadania da criança e o seu direito à cidade.

The present study proposed to analyze the forms of appropriation of spaces in a public playground for children, considering the use of the equipment available in this space and the interactions with their peers and their adult companions. For that, we used the ethnographic method. To support this study, we used contributions from the new social studies of childhood. The results show that children perform actions of resistance to the rules of adults regarding the use of spaces and the interactions established; conflict situations between peers are a way to keep playing; in interactions, they give new meaning to the park’s spaces, times and equipment. Therefore, this work can contribute to confer more discussions on the urban experiences of children in contemporary cities, pointing out the importance of children’s performance and participation in public spaces in the city in a relationship of exchange of experiences between the different generational groups that attend it.

El estudio se centró en los niños en un parque público y se basa en la perspectiva de los estudios sociales de la infancia, para pensar en el niño como un constructor de posibilidades de ver y vivir en la ciudad y producir significados a lo instituido, a partir de sus experiencias, percepciones y experiencias. Se realizaron sesiones de observación no participante en un parque público de la ciudad de Recife, enfocándose en las formas de apropiación de los niños, considerando el uso de los equipos provistos y las interacciones con sus pares y sus acompañantes adultos. El análisis apunta al ejercicio de la autonomía del niño, a la hora de elegir parejas, juguetes y juegos, y la movilidad a través de los espacios y equipamientos disponibles. También destaca las intervenciones de los adultos en las formas de organizar los tiempos y espacios de los niños. Como conclusión, el estudio refleja la ciudadanía del niño y su derecho a la ciudad.
Descrição
Palavras-chave
Criança, Cidade, Autonomia, Mobilidade, Children, City, Autonomy, Mobility, Niño, Ciudad, Autonomía, Movilidad
Citação
FERREIRA, Milene Morais; SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa. Mobilidade e autonomia na vivência de crianças urbanas: uma etnografia do parque público infantil. DESIDADES, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, n. 30, p. 85-103, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.54948/desidades.v0i30.46012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46012. Acesso em: 2023-02-02