“Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
DESIDADES
ISSN
2318-9282
Página(s)/e-location
156-172
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro, RJ
1
32
jan./abr.
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jan./abr.
Coleções
Resumo
Os quilombos são territórios étnico-raciais marcados pelas histórias de luta contra as opressões e de resistência da população negra. No artigo, discutimos como a brincadeira compõe parte do que é ser quilombola, os processos de apropriação do território e das desigualdades sociais e raciais as quais crianças e jovens estão submetidos. Realizamos uma pesquisa-intervenção, entre 2017 e 2020, na comunidade de Cafuringa, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Brasil. Fizemos oficinas com 30 crianças e jovens e 8 entrevistas semiestruturadas com adultos, além da observação do brincar livre. Entendemos a brincadeira como uma forma de produção de cultura e de criação de uma solidariedade entre pares. Observamos que as crianças aprendem entre si e com os adultos a produzir brinquedos artesanais e significam a sua realidade social pelas brincadeiras. Sendo assim, o brincar faz parte do processo de apropriação do território e de construção de suas identidades negra e quilombola.
The quilombos are ethnic-racial territories defined by their history of struggle against oppression and the resistance of black population. In this paper, we discuss how children’s games constitute part of what it means to be a quilombola, the processes of appropriation of the territory and the social and racial inequalities to which children and young people are subjected. We carried out an intervention-research between 2017 and 2020 in the Cafuringa community, in Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brazil. Workshops happened with 30 children and youths and 8 interviews with adults, besides the observation of free play. We understand that the children’s games are one of the ways for children to produce culture and creating solidarity between peers. We observed that children learn from each other and with adults to produce handmade toys and signify their social reality through play. Thus, playing is part in the process of appropriation of the territory and constructing their black and quilombola identities.
Los quilombos son territorios étnico-raciales marcados por historias de lucha contra las opresiones y de resistencia de la población negra. En el artículo, discutimos cómo el juego compone parte de lo que es ser un quilombola, los procesos de apropiación del territorio y de las desigualdades sociales y raciales, las cuales niños y jóvenes están sometidos. Realizamos una investigación-intervención, entre 2017 y 2020, en la comunidad de Cafuringa, en Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. Utilizamos talleres con 30 niños y jóvenes y 8 entrevistas semiestructuradas con adultos, además de la observación del juego libre. Entendemos el juego como una forma de producción de cultura y creación de una solidaridad entre pares. Observamos que los niños aprenden entre sí y con los adultos a producir juguetes artesanales y significan su realidad social a través del juego. Siendo así, el juego es parte del proceso de apropiación del territorio y de construcción de sus identidades negras y quilombolas.
The quilombos are ethnic-racial territories defined by their history of struggle against oppression and the resistance of black population. In this paper, we discuss how children’s games constitute part of what it means to be a quilombola, the processes of appropriation of the territory and the social and racial inequalities to which children and young people are subjected. We carried out an intervention-research between 2017 and 2020 in the Cafuringa community, in Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brazil. Workshops happened with 30 children and youths and 8 interviews with adults, besides the observation of free play. We understand that the children’s games are one of the ways for children to produce culture and creating solidarity between peers. We observed that children learn from each other and with adults to produce handmade toys and signify their social reality through play. Thus, playing is part in the process of appropriation of the territory and constructing their black and quilombola identities.
Los quilombos son territorios étnico-raciales marcados por historias de lucha contra las opresiones y de resistencia de la población negra. En el artículo, discutimos cómo el juego compone parte de lo que es ser un quilombola, los procesos de apropiación del territorio y de las desigualdades sociales y raciales, las cuales niños y jóvenes están sometidos. Realizamos una investigación-intervención, entre 2017 y 2020, en la comunidad de Cafuringa, en Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. Utilizamos talleres con 30 niños y jóvenes y 8 entrevistas semiestructuradas con adultos, además de la observación del juego libre. Entendemos el juego como una forma de producción de cultura y creación de una solidaridad entre pares. Observamos que los niños aprenden entre sí y con los adultos a producir juguetes artesanales y significan su realidad social a través del juego. Siendo así, el juego es parte del proceso de apropiación del territorio y de construcción de sus identidades negras y quilombolas.
Descrição
Palavras-chave
Infância, Quilombo, Brincadeira, Território, Childhood, Quilombo, Play, Territory, Infancia, Quilombo, Juego, Territorio
Citação
PÉREZ, Beatriz Corsino; SOUZA, Estefani Peixinho de. “Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas. DESIDADES, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, n. 32, p. 156-172, jan/abr. 2022. https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46737. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46737. Acesso em: 2023-02-02