Tecituras entre educação e saúde: processos de escolarização da juventude soteropolitana com doenças falciformes

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2018
ORCID
Título do Períodico
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
ISSN
2358-0194
Página(s)/e-location
195-212
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Salvador
27
51
jan./abr.
Resumo
A partir do entrecruzamento entre educação e saúde, desenvolveu-se este estudo, de caráter multidisciplinar, objetivando levantar as pesquisas realizadas no estado da Bahia sobre doenças crônicas, destacadamente as Doenças Falciformes, além de traçar o perfil de escolarização de jovens soteropolitanos com a patologia, e, finalmente, descrever suas percepções e expectativas escolares. Para tanto, metodologicamente, o presente texto resulta de uma pesquisa de naturezas qualitativa e quantitativa, dos tipos exploratória e descritiva. Para o alcance dos objetivos elencados, foram utilizados protocolos de pesquisa documental e formulários para a colheita de informações e depoimentos. Estes últimos foram aplicados a professores, na fase exploratória da pesquisa, e aos jovens com doenças falciformes, cadastrados no ambulatório multirreferencial da Avenida Carlos Gomes, em Salvador. Os resultados do levantamento bibliográfico-documental sublinham a necessidade de pesquisas que dialoguem entre as áreas abordadas, dada a relevância socioacadêmica do estudo, em um cenário de escassa produção científica. As informações dos formulários apontam para o (des)conhecimento dos professores sobre a patologia, para as diferenças no que tange à postura pedagógica e para a esperança dos jovens quanto às possibilidades do fazer docente numa perspectiva que contemple a diversidade.

From the intersection between education and health, developed the study of multidisciplinary, aiming to raise the research conducted in the state of Bahia on chronic diseases, notably the Falciform Diseases; in addition to showing the youth education profile the “soteropolitanos” with pathology; finally, to describe their perceptions and scholastic expectations. Therefore, methodologically, this text, results from a survey of qualitative and quantitative natures, of exploratory and descriptive types. To achieve the objectives listed, documentary research protocols and forms for collecting information and reports were used. The latter were applied to teachers, as in the exploratory phase of the research, and young people with sickle cell disease, registered in multi referential clinic Avenue Carlos Gomes. The results of the bibliographic and documentary survey highlight the need for research that communicate between the areas addressed, given the socioacademic relevant to the study, in a scarce scientific production scenario. The information formed points to the (lack of) knowledge from the teacher, as to the pathology, the differences regarding the pedagogical approach, and the hope of the young people about the possibilities of making teaching a perspective that contemplates diversity

Desde la intersección entre la educación y la salud, desarrolló el estudio multidisciplinar con el objetivo de aumentar las investigaciones en el estado de Bahía de las enfermedades crónicas, en particular la anemia de células falciformes; además de mostrar a los soteropolitanos el perfil de educación de los jóvenes con patología; Por último, describir sus percepciones y expectativas escolares. Por lo tanto, metodológicamente, este texto, el resultado de un estudio de naturaleza cualitativa y cuantitativa, de tipo exploratorio y descriptivo. Para lograr los objetivos mencionados, los protocolos de investigación documental y formularios para la recogida de información y se utilizaron informes. Este último se aplicaron a los maestros, en la fase exploratoria de la investigación, y los jóvenes con anemia de células falciformes, registrados en la clínica multirreferencial Avenida Carlos Gomes. Los resultados de la encuesta bibliográfica y documental ponen de relieve la necesidad de una investigación que se comunican entre las áreas tratadas, dada la relevancia socioacadêmica del estudio, en un escenario de producción científica escasa. Los formularios de información apuntan a la falta de conocimiento del maestro de la patología, las diferencias en cuanto a la concepción pedagógica y la esperanza del jóvenes acerca de las posibilidades de hacer la enseñanza de una perspectiva que contemple la diversidad
Descrição
Palavras-chave
Educação, Saúde, Doenças falciformes, Juventude, Education, Health, Sickle cell disease, Youth, Educación, Salud, Anemia de células falciformes, La juventud
Citação
REIS, Daniela Santana; LEIRO, Augusto Cesar Rios. Tecituras entre educação e saúde: processos de escolarização da juventude soteropolitana com doenças falciformes. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 27, n. 51, p. 195-212, jan/abr. 2018. 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p195-212. Disponível em: www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4975. Acesso em: 2022-04-07