Formação inicial para a docência na educação infantil: indicadores da produção acadêmica

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Tipo
Dossie temático
Classficação
Nível teórico
Data
2018
ORCID
Título do Períodico
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
ISSN
2358-0194
Página(s)/e-location
69-84
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Salvador
27
51
jan./abr.
Resumo
Este texto discute a formação inicial para a docência na Educação Infantil, com o objetivo de analisar indicadores decorrentes de produções acadêmicas recentes sobre a temática. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, o presente estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para a produção de dados, optou-se por procedimento de levantamento bibliográfico em periódicos nacionais. A sistematização dos resultados constituiu-se por apuração de dados quantitativos e análise dos enunciados expressos nos artigos selecionados. Essa interlocução evidenciou a relevância da dimensão pessoal na formação para a profissão docente, com destaque para a necessidade de parceria entre docentes da graduação e os estudantes e para a discussão dos desafios vinculados às políticas de reconhecimento e valorização do professor, explicitando a complexidade dos processos de formação docente.

This text discusses the initial training for teaching in Early Childhood Education, with the objective of analyzing indicators derived from recent academic productions on the subject. Anchored in Bakhtinian theoretical-methodological assumptions, the present study is characterized by a qualitative exploratory approach. For the production of data, a bibliographic survey procedure was chosen in national journals. The systematization of the results consisted of quantitative data and analysis of the statements expressed in the selected articles. This interlocution evidenced the relevance of the personal dimension in the training for the teaching profession, with emphasis on the need for a partnership between undergraduate and undergraduate teachers and for the discussion of the challenges related to teacher recognition and valorization policies, explaining the complexity of the processes of teacher education

Este texto discute la formación inicial para la docencia en la Educación Infantil, con el objetivo de analizar indicadores resultantes de producciones académicas recientes sobre la temática. Anclado en supuestos teórico-metodológicos bakhtinianos, el presente estudio se caracteriza por un abordaje cualitativo de carácter exploratorio. Para la producción de datos, se optó por procedimiento de levantamiento bibliográfico en periódicos nacionales. La sistematización de los resultados se constituyó por el cálculo de datos cuantitativos y el análisis de los enunciados expresados en los artículos seleccionados. Esta interlocución evidenció la relevancia de la dimensión personal en la formación para la profesión docente, con destaque para la necesidad de asociación entre docentes de la graduación y los estudiantes y para la discusión de los desafíos vinculados a las políticas de reconocimiento y valorización del profesor, explicitando la complejidad de los procesos de formación docente
Descrição
Palavras-chave
Formação inicial, Docência, Educação infantil, Initial formation, Teaching, Early childhood education, Formación inicial, Docencia, Educación infantil
Citação
CÔCO, aldete; VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade; GIESEN, Karina Fátima. Formação inicial para a docência na educação infantil: indicadores da produção acadêmica. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 27, n. 51, p. 69-84, jan/abr. 2018. 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p69-84. Disponível em: www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4967. Acesso em: 2022-04-07