Semeando entusiasmos: a reforma Orestes Guimarães em Santa Catarina (1910-1918)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
707-726
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
43
2
maio/ago.
Coleções
Resumo
Neste estudo teve-se como foco compreender a Reforma Orestes Guimarães em Santa Catarina efetivada nos anos 1910 até 1918. Para tanto, privilegiou-se como fonte os artigos do professor paranaense Raul Rodrigues Gomes publicados no jornal curitibano Diário da Tarde, em 1921, sobre a Reforma catarinense, analisando-os em uma interlocução, e por meio da metodologia de entrecruzamento de fontes, com os estudos da pesquisadora Gladys Mary Ghizoni Teive. Profundo admirador de Orestes de Oliveira Guimarães e de seus feitos no que tange à utilização da Pedagogia Moderna, Raul Gomes trouxe à tona, por intermédio de seus escritos, fatos e possibilidades de compreender a Reforma que elevou o Estado de Santa Catarina ao nível de modernização tão almejado e propagado pelos governantes e intelectuais no início do século XX, principalmente referente à criação dos Grupos Escolares e à remodelação das demais instituições escolares.

This article focuses on the Orestes Guimarães Reformation in Santa Catarina, which was carried out in the years 1910 to 1918. For that, it was privileged as a source of the articles of the professor of Paraná Raul Rodrigues Gomes published in the newspaper Diário da Tarde in 1921 about the Reformation in Santa Catarina, analyzing them in an interlocution, and through the methodology of exchange of sources, with studies by researcher Gladys Mary Ghizoni Teive. A deep admirer of Orestes de Oliveira Guimarães and his unprompted achievements in Modern Pedagogy, Raul Gomes brought to the surface, through his writings, facts and publication possibilities, the Reformation that elevated the State of Santa Catarina to the level of modernization so modernized so longed and propagated by the rulers and intellectuals in the early twentieth century, mainly is not what is the creation of School Groups and remodeling of other school institutions.

Este artículo tiene como foco comprender la Reforma Orestes Guimarães en Santa Catarina efectuada en los años 1910 hasta 1918. Para ello, se privilegió como fuente los artículos del profesor paranaense Raul Rodrigues Gomes publicados en el diario Diario da Tarde, en 1921, sobre la Reforma catarinense, analizándolos en una interlocución, y a través de la metodología de entrecruzamiento de fuentes, con los estudios de la investigadora Gladys Mary Ghizoni Teive. Profundo admirador de Orestes de Oliveira Guimarães y de sus hechos en lo que se refiere a la utilización de la Pedagogía Moderna, Raul Gomes trajo a la superficie, a través de sus escritos, hechos y posibilidades de comprender la Reforma que elevó el Estado de Santa Catarina al nivel de modernización tan anhelado y propagado por los gobernantes e intelectuales a principios del siglo XX, principalmente en lo que se refiere a la creación de los Grupos Escolares y remodelación de las demás instituciones escolares
Descrição
Palavras-chave
Orestes Guimarães, Raul Rodrigues Gomes, Pedagogia moderna, Reforma Orestes Guimarães, Orestes Guimarães, Raul Rodrigues Gomes, Modern pedagogy, Orestes Guimarães Reformation, Orestes Guimarães, Raul Rodrigues Gomes, Pedagogía moderna, Reforma Orestes Guimarães
Citação
DENARDI, Vanessa Goes; TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Semeando entusiasmos: a reforma Orestes Guimarães em Santa Catarina (1910-1918). Roteiro, Joaçaba, v. 43, n. 2, p. 707-726, maio/ago. 2018. https://doi.org/10.18593/r.v43i2.15323. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/15323. Acesso em: 2022-04-04