Políticas educacionais para o ensino médio: a inclusão educacional/exclusão social como intenção e gesto

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
1-24
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
44
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre os significados políticos dos projetos e programas de reformas educacionais para o Ensino Médio posteriores ao fim da Ditadura Militar (1985-2017), tendo como problemática o discurso de que uma educação de qualidade poderia favorecer a democracia. A análise dos dados do estudo teve como base os documentos e dados expedidos pelo Governo Federal, bem como os intérpretes da história sócio-política, principalmente no que se refere às reformas da Educação, do Estado brasileiro e ao movimento do capitalismo nacional e internacional, evidenciando uma lacuna entre o proposto pelos documentos e os resultados implementados. Destaca-se que as reformas educacionais se adequaram às mudanças tecnológicas e à crise do capital, com relação ao processo de inclusão/exclusão social.

This article presents a reflection on the political meanings of the projects and programs of educational reforms for High School, after the end of the Military’s Dictatorship period (1985-2017). It introduces as a problematic the argument that a quality education could enable the democracy. The analysis of this article was based on the documents and information provided by the Brazilian Federal Government as well as the interpreters of the social political history. It was given an especial attention to the reforms of Education and Brazilian State, also the national and international capitalism cycle, evidencing a gap between the proposed by the documents and the results implemented. It is emphasized, then, taking as reference the process of social inclusion/exclusion, that the educational reforms were adapted to the technological changes and the crisis of the capital.

En este artículo se presenta una reflexión sobre los significados políticos de los proyectos y programas de reformas educativas para la Enseñanza Media, posteriores al final de la Dictadura Militar (1985-2017), teniendo como problemática el discurso de que una educación de calidad podría favorecer la democracia. El análisis de los datos tuvo como base los documentos y datos expedidos por el Gobierno Federal, así como los intérpretes de la historia sociopolítica, principalmente en lo que se refiere a las reformas de la Educación, del Estado brasileño y el movimiento del capitalismo nacional e internacional, evidenciando una laguna entre el propuesto por los documentos y los resultados implementados. Se destaca, entonces, que las reformas educativas se adecuaron a los cambios tecnológicos ya la crisis del capital, con relación al proceso de inclusión/exclusión social
Descrição
Palavras-chave
Políticas educacionais, Reforma do Estado, Democracia e inclusão - Exclusão social, Educational policies, State reform, Democracy and inclusion - Social exclusion, Políticas educativas, Reforma del Estado, Democracia e inclusión - Exclusión social
Citação
FAVORETO, Aparecida; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; DEITOS, Roberto Antonio. Políticas educacionais para o ensino médio: a inclusão educacional/exclusão social como intenção e gesto. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 1, p. 1-24, jan/abr. 2019. https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16469. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16469. Acesso em: 2022-04-04