Educação e democracia: formação política para a convivência em uma sociedade plural

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2015
ORCID
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
377-394
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
40
2
10
Coleções
Resumo
Com o presente artigo, objetivou-se refletir sobre os desafios de uma educação para a democracia no contexto das sociedades complexas, nas quais a diversidade e a pluralidade se evidenciam com muita intensidade. Buscando alcançar conta esse objetivo, no artigo, contextualizam-se algumas críticas à democracia, analisam-se alguns pressupostos de uma educação para a democracia e se conclui apontando alguns desafios postos às instituições sociais, particularmente à escola, no sentido de cumprir sua função de formadora intelectual e política dos cidadãos. Defende-se, aqui, a tese de que a democracia, concebida como organização política e como modo de vida, constitui-se em uma perspectiva fecunda para o enfrentamento e a superação de conflitos e para uma convivência social fundamentada no diálogo.

With this study, we aimed to reflect about the challenges of an education for democracy in the context of complex societies, in which diversity and plurality are evi-denced with more intensity. Seeking to achieve this goal, in this study, some criticisms to democracy are contextualized, some assumptions of an education to democracy are analyzed and the study is concluded pointing to some challenges placed to the social institutions, particularly to the school, in order to fulfill its function of intellectual and political forming of citizens. The thesis here defended is that democracy, conceived as a political organization and a way of life, constitutes a fecund perspective for facing and overcoming conflicts and for a social coexistence founded in the dialogue
Descrição
Palavras-chave
Educação, Política educacional, Democracia, Gestão democrática, Education, Educational policy, Democracy, Democratic administration
Citação
MARCON, Telmo. Educação e democracia: formação política para a convivência em uma sociedade plural. Roteiro, Joaçaba, v. 40, n. 2, p. 377-394, 10. 2015. https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6548. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6548. Acesso em: 2022-03-22