Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
67-86
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
41
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
Tematizamos as narrativas da experiência como dispositivos de pesquisa-formação. Iniciaremos pela noção de sujeito epistêmico e sujeito empírico como concepções propícias ao exercício de biografização. A experiência constitui o conceito central da pesquisa-formação com o uso de narrativas. Abordaremos as noções de capital biográfico, aprendizagem biográfica, memória biográfica como modo de conceber o sujeito biográfico. Tais noções nos ajudam a compreender que a formação ocorre ao longo da vida e em todas as circunstâncias da vida. Utilizamos nas análises memoriais autobiográficos e entrevistas narrativas. As conclusões planteiam uma epistemologia do sujeito biográfico que enlaça nas narrativas da experiência razão e emoção, o público e o privado, o padecer e o empoderamento.

We discuss narratives of experience as instruments in Training Research. We begin with the notion of the epistemic subject and the subject empirical as pro-pitious concepts within the area of biographicalization. Experience constitutes the central concept of Training Research with the use of narratives. We conceive the bio-graphical subject using the notions of biographical capital, biographic learning, and biographical memory. These notions help us understand that training is a life-long process that includes all areas of life. We analyze autobiographic memories and open ended (narrative) interviews. The conclusions of this research outline an epistemol-ogy for the biographical subject that weaves through the narratives of experience, reason and emotion, the public and private, the disempowering and the empowering.

En este artículo se reflexiona sobre los relatos de experiencia como dispo-sitivos de investigación-formación. Comenzamos con la noción de sujeto epistémico y sujeto biográfico como concepciones que conducen el acto de biografización. La experiencia es el concepto básico de la investigación-formación con el uso de narra-tivas. Se discuten las nociones de capital biográfico, aprendizaje biográfica, memória biográfica como una manera de concebir el sujeto biográfico. Tales nociones nos ayudan a entender que la formación se lleva a cabo durante toda la vida y en todas sus circunstancias. En el análisis, se utilizaron escritos autobiográficos y entrevistas narrativas. Los resultados plantean una epistemología del sujeto biográfico que co-necta, en los relatos de experiencia, la razón y la emoción, lo público y lo privado, el sufrimiento y el empoderamiento.
Descrição
Palavras-chave
Narrativas autobiográficas, Experiência, Sujeito biográfico, Reflexividade, Autobiographical narratives, Experience, Biographical subject, Reflexivity, Narrativas autobiográficas, Experiencia, Sujeto biográfico, Reflexividad
Citação
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan/abr. 2016. https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 2022-03-22