Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2012
ORCID
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
89-110
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
37
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
Essa reflexão discorre a respeito do conhecer do conhecimento proibido no mundo ocidental. Trata-se de uma reflexão literária a partir da seleção de alguns textos míticos, bíblicos e, um moderno, no que se refere as punições divinas, atribuídas aos mortais no processo do desvelar do conhecimento proibido. Também discorre sobre consequências oriundas do processo desse conhecer, na história do desenvolvimento técnico-científico do século XX. Seu objetivo é trazer relatos sobre conhecimento proibido, apresentar consequências para a humanidade e propor a bioética como alternativa para efetivação da prudência. O estudo tem caráter bibliográfico e explicativo, com busca em textos de relatos históricos afirmando a existência desse conhecimento proibido. Os resultados indicam a existência de conhecimentos proibidos que, quando desvelados, implicam graves consequências para a humanidade. Nem sempre o desvelamento de conhecimentos científicos se faz acompanhar dos critérios da prudência e da responsabilidade. Concluímos apresentando a bioética como um dos suportes educativos capazes de fortalecer o caminho da prudência, tanto nos momentos de construção de conhecimentos científicos quanto na utilização dos mesmos. A educação bioética pode constituir-se em uma fonte criadora de sensibilidade para resgatar a prudência e a responsabilidade nos caminhos da investigação científica e na aplicação dos resultados.
Descrição
Palavras-chave
Conhecimento proibido, Educação, Bioética
Citação
STRIEDER, Roque; TEDESCO, Anderson Luiz. Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido. Roteiro, Joaçaba, v. 37, n. 1, p. 89-110, jan/jun. 2012. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1372. Acesso em: 2022-03-21
DOI