Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2012
ORCID
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
71-88
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
37
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
Esta escritura configura-se como desdobramento de um estudo ao nível de mestrado em que buscamos cartografar os modos como professores do ensino médio da rede estadual de ensino da grande Florianópolis, que não estão integrados aos domínios do corpo e da masculinidade culturalmente hegemônicos, constroem para si uma corporeidade masculina híbrida: fora do lugar comum. Enfatizamos o processo de fabricação da corporeidade-masculinidade-marginal e sua íntima vinculação com as vicissitudes da atuação docente. Utilizamos excertos de narrativas de alguns professores, obtidas por meio de entrevistas, para discutir o complexo imbricamento entre as relações afetivas da/na docência e a criação de linhas de fuga que delineiam corpos e masculinidades provisórios, irregulares, profanos e em perpétuo vir-a-ser: “artistagem de si”. A relação pedagógica e seus desdobramentos é aqui pensada como um espaço potencializador da produção de heterotopias, jogos de forças criadoras, que reunem combinações aleatórias e instaura modos de ser-estar no mundo, isto é, novas estéticas da existência
Descrição
Palavras-chave
Corpo, Masculinidades, Professores, Estética pedagógica, Invenção de si
Citação
TEIVE, Gladys Mary Ghizoni; ROSA, Rogério Machado. Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal. Roteiro, Joaçaba, v. 37, n. 1, p. 71-88, jan/jun. 2012. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1132. Acesso em: 2022-03-21
DOI