A educação como um direito: o desafio da qualidade em uma experiência de escola pública

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2010
ORCID
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
251-268
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
35
2
jul./dez.
Coleções
Resumo
Com base nos estudos e apontamentos de Norberto Bobbio (1909-2004) a respeito da democracia e direitos humanos, bem como sob a inspiração da bandeira do direito de todos à educação, é possível afirmar que um sistema de ensino público livre e aberto constitui um meio efetivo de combate às desigualdades sociais. Tais entendimentos ancoram uma pesquisa de base documental em fontes primárias, que busca analisar uma alternativa de expansão qualitativa da escola pública: a escola em tempo integral implementada em um município sul-rio-grandense pela administração 2005-2008. O objetivo precípuo do texto é defender possibilidades de expansão qualitativa de redes e sistemas públicos de ensino – e, por extensão, a ampliação e consolidação de políticas que garantam o direito de todos à educação –, a partir da experiência desencadeada no município-foco da pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
Direito à educação, Escola em tempo integral, Educação municipal
Citação
EQUINSANI, Serena Siqueira. A educação como um direito: o desafio da qualidade em uma experiência de escola pública. Roteiro, Joaçaba, v. 35, n. 2, p. 251-268, jul/dez. 2010. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/251. Acesso em: 2022-03-21
DOI