História da educação na alta idade média: a igreja retratada nos livros didáticos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2009
ORCID
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
21-34
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
34
1
Coleções
Resumo
Neste trabalho, partindo do pressuposto de que é essencial à formação humana compreender, sem preconceitos, as diferentes formas de ser e de pensar as relações sociais ao longo da história, propõe-se realizar uma análise das informações encontradas em alguns livros didáticos de 6ª e 7ª séries no que se refere ao medievo, em especial, à Igreja, como instituição. O objetivo é refletir em que medida esses livros têm contribuído para um melhor entendimento desse período histórico e para a formação dos alunos do ensino fundamental. Tendo como fio condutor a própria História, serão utilizadas, além dos livros didáticos, fontes primárias e intérpretes do medievo. A Igreja, que em tais livros é apresentada como sinônimo de tirania que perdurou por toda a Idade Média, foi a responsável por nortear uma sociedade mergulhada no caos deixado pelo esfacelamento do Império Romano, tendo o mérito de salvaguardar o conhecimento. É por esse importante papel desempenhado nos primeiros séculos do medievo que essa instituição precisa ser conhecida.
Descrição
Palavras-chave
História da educação, Idade Média, Igreja, Livro didático
Citação
RIBEIRO, Elizabete Custódio da Silva; OLIVEIRA, Terezinha. História da educação na alta idade média: a igreja retratada nos livros didáticos. Roteiro, Joaçaba, v. 34, n. 1, p. 21-34. 2009. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/293. Acesso em: 2022-03-08
DOI