Financiamento da educação: do fundef ao fundeb - repercussões da política de fundos da valorizaçãodocente da rede estadual de ensino do Pará -1996 a 2009

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Tipo
Dossie temático
Classficação
Nível teórico
Data
2012
ORCID
Título do Períodico
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade
ISSN
2358-0194
Página(s)/e-location
243
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Salvador
21
38
jul./dez.
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar as repercussões do FUNDEF/FUNDEB na valorização dos profissionais do magistério da rede estadual de ensino de educação básica do Pará, no período de 1996 a 2009. Configura--se como uma análise de políticas públicas, tendo como foco o exame das implicações da política de fundos para a efetivação/materialização da valorização docente no estado. Na rede estadual de ensino do Pará, a partir da implementação da política de fundos, foi possível perceber que, com o estímulo financeiro, ainda que mínimo, proporcionado pelo FUNDEF/FUNDEB, houve uma tendência ao longo do período no sentido de reduzir o número de professores leigos. Embora se perceba aumento no número de professores com o ensino superior completo, os mesmos não possuíam formação em cursos de licenciatura, o que se configura como um grave problema para a educação no estado. Em termos de vencimento-base, constatou-se que esses professores recebem valores abaixo do valor do piso salarial estabe-lecido pela Lei 11.738/2008. A análise dos dados tornou evidente que a remuneração do professor no estado é baixa, tanto em relação aos profissionais com ensino médio, quanto em relação às profissões de maior pres-tígio social com formação superior. No que se refere à carreira, mesmo com a conquista da categoria ao aprovar o PCCR, nem este instrumento e tampouco o Estatuto conseguiram estabelecer regulamentações capazes de dar conta, efetivamente, da valorização do magistério no estado. Faz-se necessário garantir, em termos percen-tuais e financeiros, aumentos reais à remuneração dos professores com a obtenção das progressões e titulações

This study aimed to analyse the repercussion of FUNDEF/FUNDEB in the valorization of mastership professionals in the State Education Network of elementary Education in Pará, in the period from 1996 to 2009. It figures as an analysis of public policies, focusing the examination of the implies of the policy of funds to effect/materialize of teachers valorization in the State. In the State Education Network of Pará, from the implementing of the policy of funds, was possible realize that, with the financial encouragement, even if it`s the minimum proportioned by FUNDEF/ FUNDEB there was a tendency along the period in a way to reduce the number of lay teachers. Though is realized a meaningful number of graduated teachers, the same didn`t have degree of licentiate, what means a serious problem for the education of the State. About the salary basis, was realized that those professionals earn values that are under the value of the salary basis established by the law 11. 738/2008. The analysis of the data turned clear that the remuneration of the teacher in the State is low, related to the professionals that concluded high school education, as about the professions with higher social status with superior education. About the career in spite of the conquest of the class in approving the PCCR, neither this instrument nor the statue got to set a regulation able to effectively get a valuation of the mastership in the State. It`s necessary guarantee in the percentage and financial term a real increase in the teachers `remuneration, with the attainment of progress and qualification
Descrição
Palavras-chave
Financiamento da educação, Política de fundos, FUNDEF/FUNDEB, Valorização docente, Financing of education, Policy of funds, FUNDEF/FUNDEB, Teachers` valorization
Citação
CARVALHO, Fabrício Aarão Freire. Financiamento da educação: do fundef ao fundeb - repercussões da política de fundos da valorizaçãodocente da rede estadual de ensino do Pará -1996 a 2009. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 38, p. 243, jul/dez. 2012. 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/534. Acesso em: 2022-03-08