A precariedade em cascata: o provimento do cargo dos supervisores de ensino no estado de São Paulo
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Autores
Título do Períodico
Trabalho Necessário
ISSN
1808-799X
Página(s)/e-location
260-289
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Niterói
19
39
mai./ago.
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mai./ago.
Coleções
Resumo
O presente artigo debate as formas de provimento do cargo de supervisor de ensino adotadas pelo governo paulista. A pesquisa, de caráter documental, aponta a presença do conceito aqui forjado como “precariedade em cascata”, uma vez que o cargo de supervisor de ensino passa a ser ocupado por profissional designado, um diretor de escola ou professor titular de cargo que, por sua vez, tem seu cargo atribuído a um professor concursado. Face à escassez de concursos públicos no estado, sobretudo para professores, finda por desaguar na contratação massiva de docentes em caráter temporário.
This article discusses the labor relations adopted by the state government of São Paulo with teaching supervisors. The documentary research points to the presence of the concept forged here as “precarity in cascade”, since the position of teaching supervisor is now occupied by a designated professional, usually by a principal or a public teacher who, in his turn, is assigned to a teacher. In view of the scarcity of public selection for all professional segments, especially for teachers, it ends up flowing into the massive hiring of temporary teachers.
En este artículo se analizan las formas de cubrir el cargo de supervisor docente adoptadas por el gobierno de São Paulo. La investigación documental apunta a la presenciadel concepto aquí forjado como “precariedad en cascada”, ya que el cargo de supervisor docente es reemplazado por un profesional designado, un director escolar ou maestro publico que, a su vez, tiene su rol puesto asignado a un maestro público. Ante la escasez de concursos públicos en el estado, especialmente de docentes, termina desembocando en la contratación masiva de docentes temporales.
This article discusses the labor relations adopted by the state government of São Paulo with teaching supervisors. The documentary research points to the presence of the concept forged here as “precarity in cascade”, since the position of teaching supervisor is now occupied by a designated professional, usually by a principal or a public teacher who, in his turn, is assigned to a teacher. In view of the scarcity of public selection for all professional segments, especially for teachers, it ends up flowing into the massive hiring of temporary teachers.
En este artículo se analizan las formas de cubrir el cargo de supervisor docente adoptadas por el gobierno de São Paulo. La investigación documental apunta a la presenciadel concepto aquí forjado como “precariedad en cascada”, ya que el cargo de supervisor docente es reemplazado por un profesional designado, un director escolar ou maestro publico que, a su vez, tiene su rol puesto asignado a un maestro público. Ante la escasez de concursos públicos en el estado, especialmente de docentes, termina desembocando en la contratación masiva de docentes temporales.
Descrição
Palavras-chave
Supervisor de ensino, Política educacional, Relações de trabalho, Precariedade, Supervisor, Educational policy, Work relationships, Precarity, Supervisor de enseñanza, Políticas públicas en educación, Relaciones laborales, Precariedad
Citação
VENCO, Selma; SANCHEZ, Beatriz Garcia. A precariedade em cascata: o provimento do cargo dos supervisores de ensino no estado de São Paulo. Trabalho Necessário, Niterói, v. 19, n. 39, p. 260-289, mai/ago. 2021. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47765. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47765/29282. Acesso em: 2022-03-07