A reforma do ensino médio e a formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Trabalho Necessário
ISSN
1808-799X
Página(s)/e-location
136-162
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Niterói
19
39
mai./ago.
Resumo
Neste trabalho buscaremos explicitar o incipiente processo de construção e regulamentação da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular na rede estadual do Rio de Janeiro. Assim como, demonstrar o processo de reformulação administrativa e pedagógica, em curso há mais de 10 anos no Ensino Médio do Rio de Janeiro. Para tanto, partiremos do materialismo histórico-dialético por entender que esse processo deve ser compreendido, a partir do âmbito concreto da realidade educacional, inserida numa totalidade de múltiplas determinações.

In this paper we aim to develop a is explaining the incipient process of construction and regulation of the Reform of High School, and of the Curriculum CommonNational Base in the state education network of Rio de Janeiro. As well as demonstrating the process of administrative and pedagogical reformulation, underway for more than 10 years in Rio de Janeiro High School. For that purpose, we will start from dialectical and historical materialism since we understand that this process of educational reality must be understood in depth, realizing the concrete educational reality, inserted in a totality of multiple determinations.

En este trabajo trataremos de explicar el incipiente proceso de construcción y regulación de la Reforma del Bachillerato y del Currículo Base Común Nacional en la red estatal de Rio de Janeiro. Además de demostrar el proceso de reformulación administrativay pedagógica, en marcha desde hace más de 10 años en la escuela secundaria de Río de Janeiro. Para ello partiremos del materialismo histórico-dialéctico porque entendemos que este proceso debe entenderse, desde el ámbito concreto de la realidad educativa,insertado en una totalidad de múltiples determinaciones.
Descrição
Palavras-chave
Reforma do ensino médio, Rede Estadual do Rio de Janeiro, Privatização, High school reform, State education network of Rio de Janeiro, Privatization, Reforma de la escuela secundaria, Red del Estado de Río de Janeiro, Privatización
Citação
PEREIRA, Natália Silva. A reforma do ensino médio e a formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro. Trabalho Necessário, Niterói, v. 19, n. 39, p. 136-162, mai/ago. 2021. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47349. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47349/29249. Acesso em: 2022-03-07