Educação na contramão da democracia - a reforma do ensino médio no Brasil
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Tipo
Apresentação
Classficação
Nível técnico
Data
2021
Título do Períodico
Trabalho Necessário
ISSN
1808-799X
Página(s)/e-location
6-14
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Niterói
19
39
mai./ago.
19
39
mai./ago.
Coleções
Resumo
No dia 22 de setembro de 2016, o então presidente Michel Temer encaminhou ao Congresso Nacional uma Medida Provisória, a MP 746/16, que dá início ao que passamos a chamar de reforma do ensino médio. Dentre as proposições estavam a divisão dos currículos em dois momentos distintos, um destinado à formação básica comum e outro subdividido em cinco itinerários formativos, dos quais cada estudante cursaria apenas um. Estava também definida a ampliação da carga horária da etapa para 1.400 horas anuais, a vinculação dos currículos ao documento ainda não existente de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a possibilidade de realização de parcerias com o setor privado com vistas à oferta do itinerário da formação técnica e profissional, a obrigatoriedade de apenas duas disciplinas – Língua Portuguesa e Matemática, dentre outras.
Descrição
Palavras-chave
Ensino médio - Apresentação, Educação - Apresentação, Escuela secundaria - Presentación, Educación - Presentación
Citação
SILVA, Monica Ribeiro da; ARAÚJO, Ronaldo Marcos Lima de. Educação na contramão da democracia - a reforma do ensino médio no Brasil. Trabalho Necessário, Niterói, v. 19, n. 39, p. 6-14, mai/ago. 2021. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.50143. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50143/29237. Acesso em: 2022-03-07