A categoria da prática e a crítica da formação de professores [Elza Margarida de Mendonça Peixoto]

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Tipo
Resenha
Classficação
Nível metodológico
Data
2021
Título do Períodico
Trabalho Necessário
ISSN
1808-799X
Página(s)/e-location
374-378
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Niterói
19
40
set./dez.
Resumo
O livro em tela é resultado do estágio de pós-doutorado realizado por Elza Margarida de Mendonça Peixoto na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS (2019-2020), sob a supervisão do professor Alberto Reinaldo Reppold Filho. Esse estágio permitiu a sistematização de pesquisas que estavam sendo desenvolvidas há alguns anos, em particular a do seu primeiro pós-doutorado em Filosofia da Educação, realizado na Universidade de Lisboa (2014-2015), sob a tutoria do destacado marxista português José Barata-Moura, e dedicado à categoria da prática e da crítica às diferentes concepções idealistas desta categoria – os “idealismos da prática”. A continuidade da sua investigação permitiu estendê-la e aprofundá-la, agora voltada a uma problematização da categoria da prática no pensamento crítico educacional brasileiro, em geral, e na formação de professores, em particular.
Descrição
Palavras-chave
Educação - Resenha, Educación - Revisión
Citação
COSTA NETO, Pedro Leão. A categoria da prática e a crítica da formação de professores [Elza Margarida de Mendonça Peixoto]. Trabalho Necessário, Niterói, v. 19, n. 40, p. 374-378, set/dez. 2021. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.51575. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/51575/30283. Acesso em: 2022-03-07