Autoavaliação e gestão democrática na instituição escolar

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2010
ORCID
Título do Períodico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
ISSN
1809-4465
Página(s)/e-location
49-64
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
18
66
jan./mar.
Resumo
The purpose of this text is to discuss the Evaluation of Basic School and its interfaces with School Management, as well as the possible repercussions of this practice in decisions and actions in the institution quotidian. It presents the results of an investigation that focused on process of evaluation that count on the participation of fathers in four schools of Child Education and Initial Years of Fundamental Education in a medium sized city located in the metropolitan region of São Paulo. The analysis was concentrated in documents of evaluations carried out by the institutions themselves - secondary data. The study based conclusions that the process of evaluation in spot compounds the context of a Democratic Management in initial stage of construction, which expresses the contradictions between the proposals of the education system and the interests and needs of schools, but that constitutes an important piece for the promotion of a school where fathers

mothers and school board search for a joining action.

El proposito de este texto es discutir la evaluacion en la Escuela Basica y sus interconexiones con la Gestion de la Escuela, asi como las posibles consecuencias de esta practica en decisiones y acciones en el cotidiano de la institucion. Es el resultado de la investigación que se puso a mirar procedimientos de evaluacion con la participacion de padres en cuatro escuelas de Educacion Infantil y primeros años del curso elemental de una ciudad de porte medio de la region metropolitana de San Pablo - Brasil. El analisis si detuvo en los registros de las evaluaciones realizadas por sus escuelas - datos secundarios. El estudio fundamento conclusiones de que el proceso de evaluacion en pantalla compone el ambito de una administracion democratica en la etapa inicial de construcción, manifiesta la contradiccion entre las propuestas del sistema educativo y los intereses y las necesidades de las escuelas, pero es una pieza importante para la promocion de una escuela donde los padres/madres y el equipo escolar intentan actuar juntos.

O propósito deste texto é discutir a Avaliação na Escola Básica e suas interfaces com a Gestão Escolar, bem como possíveis repercussões desta prática em decisões e ações no cotidiano da instituição. Resulta de investigação que focou processos de avaliação que contam com a participação de pais/mães em quatro escolas de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental num município de médio porte da região metropolitana de São Paulo. A análise se deteve em documentos de avaliações realizadas pelas próprias instituições escolares - dados secundários. O estudo embasou conclusões de que o processo de Avaliação em tela compõe o âmbito de uma Gestão Democrática em fase inicial de construção, expressa a contradição entre as propostas do sistema de ensino e os interesses e as necessidades das escolas, mas constitui peça importante na promoção de uma escola em que pais/mães e equipe escolar buscam atuar em conjunto.
Descrição
Palavras-chave
Evaluation, Democratic management, Participation, Evaluacion, Gestion democratica, Participacion, Avaliação, Gestão democrática, Participação
Citação
SILVA, Itamar Mendes da. Autoavaliação e gestão democrática na instituição escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.18, n. 66, p. 49-64, jan./mar. 2010. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/499. Acesso: 2021-08-17
DOI