Cultura de avaliação e política de avaliação como guias para a sua prática: reflexões a respeito da experiência brasileira
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Tipo
Informações e Participações
Classficação
Nível técnico
Data
2009
ORCID
Título do Períodico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
ISSN
1809-4465
Página(s)/e-location
169-180
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
17
62
jan./mar.
17
62
jan./mar.
Resumo
There is no doubt that having evaluation policies makes the evaluator's job easier, by providing more transparency to the evaluation process and more security to those involved. However, this can only happen when policies are presented to potential stakeholders in clear language, as they are disseminated and utilized for guiding practice. This suggests that building an evaluation culture is necessary in order to effectively implement an evaluation policy, so it can be fully utilized. This paper briefly introduces and presents what the authors understand as the concept of " evaluation culture" and " evaluation policy" . Then, it discusses the importance of evaluation policies for practice of both evaluation and meta-evaluation, and points out the possible consequences of absence of policies. Recommendations are derived from these considerations in order to inspire procedures to build and implement evaluation policies. Finally, reflections are presented based on the Brazilian experience about " culture-policy-practice" inter-relations in evaluation.
No hay duda de que las politicas de evaluacion tornan el trabajo del evaluador una tarea mas facil por dar mas transparencia al proceso de evaluacion y mas seguridad a las personas participantes. Todavia, eso solo se da cuando esas politicas son presentadas astakeholders(interesados) en potencial, utilizando lenguaje clara, ya que ellas son divulgadas y utilizadas para guiar la practica. Se sugiere, asi, que la construcción de una cultura de evaluacion es necesaria para que una politica de evaluacion sea implementada efectivamente para ser plenamente utilizada. Ese artículo presenta, de modo conciso, lo que los autores entienden por “cultura de evaluacion” y “politica de evaluacion”; discute la importancia de politicas de evaluacion en la practica de la evaluacion y de la meta-evaluacion; y destaca las posibles consecuencias de la ausencia de esas politicas. A partir de tales consideraciones, surgen recomendaciones que tienen como intuito inspirar el desarrollo y la implementacion de esas politicas. Finalmente, son presentadas reflexiones basadas en la experiencia brasileña considerando las interrelaciones “cultura-politica-practica” en la evaluacion.
Não há dúvida de que as políticas de avaliação tornam o trabalho do avaliador uma tarefa mais fácil por darem mais transparência ao processo avaliativo e mais segurança às pessoas envolvidas. No entanto, isso só se dá quando essas políticas são apresentadas a stakeholders (interessados) em potencial, em uma linguagem clara, já que elas são divulgadas e utilizadas para guiar a prática. Sugere-se, assim, que a construção de uma cultura de avaliação é necessária para que uma política de avaliação seja implementada efetivamente de modo a ser plenamente utilizada. Esse artigo apresenta, de maneira concisa, o que os autores entendem por " cultura de avaliação" e " política de avaliação" ; discute a importância de políticas de avaliação na prática da avaliação e da meta-avaliação; e destaca as possíveis conseqüências da ausência dessas políticas. A partir de tais considerações, surgem recomendações que têm como intuito inspirar o desenvolvimento e a implementação dessas políticas. Finalmente, são apresentadas reflexões baseadas na experiência brasileira com relação às inter-relações " cultura-política-prática" na avaliação.
No hay duda de que las politicas de evaluacion tornan el trabajo del evaluador una tarea mas facil por dar mas transparencia al proceso de evaluacion y mas seguridad a las personas participantes. Todavia, eso solo se da cuando esas politicas son presentadas astakeholders(interesados) en potencial, utilizando lenguaje clara, ya que ellas son divulgadas y utilizadas para guiar la practica. Se sugiere, asi, que la construcción de una cultura de evaluacion es necesaria para que una politica de evaluacion sea implementada efectivamente para ser plenamente utilizada. Ese artículo presenta, de modo conciso, lo que los autores entienden por “cultura de evaluacion” y “politica de evaluacion”; discute la importancia de politicas de evaluacion en la practica de la evaluacion y de la meta-evaluacion; y destaca las posibles consecuencias de la ausencia de esas politicas. A partir de tales consideraciones, surgen recomendaciones que tienen como intuito inspirar el desarrollo y la implementacion de esas politicas. Finalmente, son presentadas reflexiones basadas en la experiencia brasileña considerando las interrelaciones “cultura-politica-practica” en la evaluacion.
Não há dúvida de que as políticas de avaliação tornam o trabalho do avaliador uma tarefa mais fácil por darem mais transparência ao processo avaliativo e mais segurança às pessoas envolvidas. No entanto, isso só se dá quando essas políticas são apresentadas a stakeholders (interessados) em potencial, em uma linguagem clara, já que elas são divulgadas e utilizadas para guiar a prática. Sugere-se, assim, que a construção de uma cultura de avaliação é necessária para que uma política de avaliação seja implementada efetivamente de modo a ser plenamente utilizada. Esse artigo apresenta, de maneira concisa, o que os autores entendem por " cultura de avaliação" e " política de avaliação" ; discute a importância de políticas de avaliação na prática da avaliação e da meta-avaliação; e destaca as possíveis conseqüências da ausência dessas políticas. A partir de tais considerações, surgem recomendações que têm como intuito inspirar o desenvolvimento e a implementação dessas políticas. Finalmente, são apresentadas reflexões baseadas na experiência brasileira com relação às inter-relações " cultura-política-prática" na avaliação.
Descrição
Palavras-chave
Evaluation, Evaluation policies, Evaluation culture, Practice, Brazilian experience, Evaluacion, Politicas de evaluacion, Cultura de evaluacion, Practica, Experiencia brasileña, Avaliação, Políticas de avaliação, Cultura de avaliação, Prática, Experiência brasileira
Citação
FIRME, Thereza Penna; LETICHEVSKY, Ana Carolina; DANNEMANN, Ângela Cristina; STONE, Vathsala. Cultura de avaliação e política de avaliação como guias para a sua prática: reflexões a respeito da experiência brasileira. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.17, n. 62, p. 169-180, jan./mar. 2009. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/661. Acesso: 2021-08-17