Plano Municipal de Educação e a afirmação de princípios para a educação local

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2008
ORCID
Título do Períodico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
ISSN
1809-4465
Página(s)/e-location
515-542
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
16
61
out./dez.
Resumo
The text discusses an element of public politics, the Municipal Education Plan (PME) of the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. It analyzes the Plan in its different stages and in its Legislative and Municipal Education Council process. It considers the actors involved in the different moments of the process, the affirmed and denied speeches, ideologies and world's point of views. The text's content is important because it suggests elements to evaluate the PME as an educational policy paper in a reflexive perspective. It indicates how the speeches in PME are maintained

articulated, the ambiguous way which the actors record their presence

writing and make themselves responsible for the PME in its different phases, the National Plan of Education as a paradigm that dilutes and stifles a possible cognitive-interpretative peculiar approach of the world that the PME may represent in the scope of the town.

El texto analiza un elemento de política pública, el Plan Municipal de Educación (PME) de la ciudad de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Analiza el Plan en sus distintas partes y los trámites en el Legislativo y en el Consejo Municipal de Educación de Porto Alegre. Considera a los actores involucrados en los diferentes momentos del proceso, los discursos, ideologías y cosmovisiones afirmados y negados. El contenido del texto es importante, ya que sugiere elementos para evaluar el PME como documento de política educativa desde una perspectiva reflexiva. Indica cómo se sustentan los discursos en el PME

articulados, la forma ambigua en la que los actores registran su presencia / escritura y son responsables del PME en sus diferentes fases. El Plan Nacional de Educación como paradigma diluye y sofoca un posible enfoque cognitivo-interpretativo más peculiar en el mundo que el PME puede representar dentro del municipio.

O texto discute um elemento de política pública, o Plano Municipal de Educação (PME) da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Analisa o Plano em suas diferentes partes e a tramitação no Legislativo e no Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre. Considera os atores envolvidos nos diferentes momentos do processo, os discursos afirmados e os negados, ideologias e visões de mundo. O conteúdo do texto é importante, pois sugere elementos para avaliar o PME como um documento de política educacional numa perspectiva reflexiva. Indica como são sustentados

articulados os discursos no PME, a forma ambígua com que os atores registram sua presença/escrita e responsabilizam-se pelo PME em suas diferentes fases. O Plano Nacional de Educação como um paradigma dilui e abafa uma possível abordagem cognitivo-interpretativa mais peculiar do mundo que o PME possa representar no âmbito do município.
Descrição
Palavras-chave
Educational politics, Planning, Municipal education, Política educativa, Planificación, Educación municipal, Política educacional, Planejamento, Educação municipal
Citação
WERLE, Flávia Obino Corrêa; BARCELLOS, Jorge Alberto Soares. Plano Municipal de Educação e a afirmação de princípios para a educação local. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.16, n. 61, p. 515-542, out./dez. 2008. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/662. Acesso: 2021-08-17
DOI