Escola pública e escola particular: semelhanças de dois imbróglios educacionais
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2007
Autores
ORCID
Título do Períodico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
ISSN
1809-4465
Página(s)/e-location
181-206
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
15
55
abr./jun.
15
55
abr./jun.
Resumo
The distance between public and private school in Brazil is considerable, having the private school the advantage. Nevertheless we perceive crisis signals also in the private school, whose performance has been falling in the last years, especially in 2005. What most calls our attention is that this decadence is greater in more developed regions and in mathematics. We suggest that the main reason would be instruccionism in both systems, since they share the same educational politics and the same teachers. The greater difference is possibly that private school is managed by private initiative with market and parents pressure: it follows that its performance, although not acceptable, is higher. We also suggest that the most promising initiative to overcome this predicament would be to bet on teacher, caring systematically of his permanent formation, within the premise that, if the teacher learns well, the student could do it as well
La distancia entre escuela pública y particular en Brasil es considerable, en favor de la escuela particular. Entretanto, es posible percibir señales de crisis tambien en la escuela particular, cuyo desempeño bajo en los últimos años, en especial en 2005. Lo que mas llama la atencion es que esta queda es mayor en regiones mas desarrolladas e en matematica. Se hace la sugerencia de que a razon principal seria el instrucionismo común a ambos los sistemas, tomando en cuenta que se trata de la misma politica educacional y de los mismos maestros. La diferencia mayor posiblemente es que la escuela particular e gerenciala pela iniciativa privada con base en la presion del mercado y de los padres de los estudiantes, de lo que sigue que su desempeño, mismo no siendo aceptable, es mas elevado. Se hace tambien la sugerencia de que la iniciativa mas favorable para superar este problema seria apostar en el maestro, cuidando sistematicamente de su formacion permanente, dentro de la premisa de que, si el maestro aprende bien, el estudiante lo podria hacer tambien.
A distância entre escola pública e particular no Brasil é considerável, em favor da escola particular. Entretanto, notam-se sinais de crise também na escola particular, cujo desempenho tem caído nos últimos anos, em especial em 2005. O que mais chama a atenção é que esta queda é maior em regiões mais desenvolvidas e em matemática. Sugere-se que a razão principal seja o instrucionismo comum aos dois sistemas, tendo em vista que se trata da mesma política educacional e dos mesmos professores. A diferença maior possivelmente é que a escola particular é gerida pela iniciativa privada com base na pressão do mercado e dos pais dos alunos, do que segue que seu desempenho, mesmo não sendo aceitável, é mais elevado. Sugere-se também que a iniciativa mais promissora para superar este imbróglio seria apostar no professor, cuidando sistematicamente de sua formação permanente, dentro da premissa de que se o professor aprender bem, o aluno também o poderá fazer.
La distancia entre escuela pública y particular en Brasil es considerable, en favor de la escuela particular. Entretanto, es posible percibir señales de crisis tambien en la escuela particular, cuyo desempeño bajo en los últimos años, en especial en 2005. Lo que mas llama la atencion es que esta queda es mayor en regiones mas desarrolladas e en matematica. Se hace la sugerencia de que a razon principal seria el instrucionismo común a ambos los sistemas, tomando en cuenta que se trata de la misma politica educacional y de los mismos maestros. La diferencia mayor posiblemente es que la escuela particular e gerenciala pela iniciativa privada con base en la presion del mercado y de los padres de los estudiantes, de lo que sigue que su desempeño, mismo no siendo aceptable, es mas elevado. Se hace tambien la sugerencia de que la iniciativa mas favorable para superar este problema seria apostar en el maestro, cuidando sistematicamente de su formacion permanente, dentro de la premisa de que, si el maestro aprende bien, el estudiante lo podria hacer tambien.
A distância entre escola pública e particular no Brasil é considerável, em favor da escola particular. Entretanto, notam-se sinais de crise também na escola particular, cujo desempenho tem caído nos últimos anos, em especial em 2005. O que mais chama a atenção é que esta queda é maior em regiões mais desenvolvidas e em matemática. Sugere-se que a razão principal seja o instrucionismo comum aos dois sistemas, tendo em vista que se trata da mesma política educacional e dos mesmos professores. A diferença maior possivelmente é que a escola particular é gerida pela iniciativa privada com base na pressão do mercado e dos pais dos alunos, do que segue que seu desempenho, mesmo não sendo aceitável, é mais elevado. Sugere-se também que a iniciativa mais promissora para superar este imbróglio seria apostar no professor, cuidando sistematicamente de sua formação permanente, dentro da premissa de que se o professor aprender bem, o aluno também o poderá fazer.
Descrição
Palavras-chave
Public school, Private school, Instruccionism, Learning, Teacher, Escuela pública, Escuela privada, Instrucionismo, Aprendizaje, Maestro, Escola pública, Escola particular instrucionismo, Aprendizagem, Professor
Citação
DEMO, Pedro. Escola pública e escola particular: semelhanças de dois imbróglios educacionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.15, n. 55, p. 181-206, abr./jun. 2007. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/674. Acesso: 2021-08-17