Como está a educação no Brasil? O que fazer?

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2006
Título do Períodico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
ISSN
1809-4465
Página(s)/e-location
139-172
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
14
51
abr./jun.
Resumo
The paper shows how brazilian education is terms of attendance, student flow and quality of education. Access to school is universalized, but finishing 8th grade (Middle School) is not. Repetition and drop-out rates ceased to fall in the last years and are increasing in High School. Expansion of High School stopped. Therefore, it is not possible to universalize conclusion of Middle and High School. The paper also shows that the quality of Education in Mathematics in Brazil is very bad, pointing out (personal judgment) basic and satisfactory levels of SAEB proficiency scale for the 4th, 8th and 11th (3rd grade of High School). The percentages of students above the satisfactory levels are very low and decrease with the grade. The paper suggests desirable targets for student flow and student achievement. Finally, the paper suggests some actions believed to have positive effect over student flow and achievement

El artículo muestra como esta la educacion brasileña en terminos de atencion, flujo escolar y calidad de enseñanza. El acceso a la Enseñanza Fundamental esta universalizado, pero no su conclusion. Las tasas de repeticion y evasion dejaron de caer en los últimos años y estan subiendo en la Enseñanza Media. La expansion de la Enseñanza Media paro. De esta manera no es posible universalizar la conclusion de la Enseñanza Fundamental y del Medio. El artículo muestra tambien que la calidad de enseñanza en Matematicas en Brasil es muy mala, juzgando lo que serian los niveles basicos y satisfactorios de la escala de proficiencia del SAEB para el 4º y 8º cursos del EF y para el 3 curso del EM. Los porcentajes de alumnos por encima de los niveles satisfactorios son muy bajos y descienden con el curso. El artículo sugiere metas deseables para el flujo escolar y para el desempeño de los alumnos. Por último el artículo sugiere algunas acciones que se acredita tendra efecto positivo sobre el flujo y desempeño de los alumnos.

O artigo mostra como está a educação brasileira em termos de atendimento, fluxo escolar e qualidade de ensino. O acesso ao Ensino Fundamental está universalizado, mas não sua conclusão. As taxas de repetência e evasão deixaram de cair nos últimos anos e estão subindo no Ensino Médio. A expansão do Ensino Médio parou. Dessa maneira não é possível universalizar a conclusão do Ensino Fundamental e do Médio. O artigo mostra também que a qualidade de ensino em Matemática no Brasil é muito ruim, com um julgamento do que seriam os níveis básicos e satisfatórios da escala de proficiência do SAEB para as 4ª e 8ª séries do EF e para a 3ª série do EM. Os percentuais de alunos acima dos níveis satisfatórios são muito baixos e decrescem com a série. O artigo sugere metas desejáveis para o fluxo escolar e para o desempenho dos alunos. Finalmente o artigo sugere algumas ações, que se acredita, terão efeito positivo sobre o fluxo e desempenho dos alunos.
Descrição
Palavras-chave
Student flow, Universalize conclusion of Middle School, Quality of learning, Desirable targets, Flujo escolar, Universalizacion de la conclusion de la Enseñanza Fundamental, Calidad de enseñanza, Metas deseables, Fluxo escolar, Universalização da conclusão do ensino fundamental, Qualidade de ensino, Metas desejáveis
Citação
KLEIN, Ruben. Como está a educação no Brasil? O que fazer?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.14, n. 51, p. 139-172, abr./jun. 2006. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/692. Acesso: 2021-08-17
DOI