Formação de professores da educação basica no Brasil e expectativas de docentes que atuam na escola basica
Carregando...
Tipo
Pesquisa em Síntese
Classficação
Nível técnico
Data
2004
Autores
ORCID
Título do Períodico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
ISSN
1809-4465
Página(s)/e-location
884-898
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
12
44
jul./set.
12
44
jul./set.
Resumo
The work presents the results of an exploratory research with high school teachers, aiming to detect the difficulties they face in the day-to-day of their profession, as well as their opinions and expectations in relation to the teacher education policy proposed in the Law of Directives and Bases of National Education. Twenty-eight licensed teachers or teachers with a degree in progress, who work in basic education schools in Belo Horizonte, were surveyed. Semi-structured, direct, recorded and transcribed interviews were used, addressing the difficulties they encounter in their teaching activities, the alternatives they present to remedy them and the best ways to implement the Pedagogical Political Project of the schools. Teachers were also asked about current teacher training courses and the need for continued training. The data were organized into three items: 1st) Professional performance and training: the difficulties and alternatives presented by the teachers and the criticisms of the teaching courses; 2nd) Expectations regarding teacher training courses: training that goes beyond technical knowledge, synthesis of theory and practice, and training based on research; 3rd) Continuing education and collective work processes: an urgent need. The testimonies showed that it still needs to be done in relation to the training and profession of teachers and made it clear that a way to rethink training courses and give a voice to teachers, considering the process of initial training as the beginning of a journey that has no end , whatever the level of education in which the teacher will act.
El trabajo presenta los resultados de una investigación exploratoria con docentes de secundaria, con el objetivo de detectar las dificultades que enfrentan en el día a día de su profesión, así como sus opiniones y expectativas en relación a la política de formación docente propuesta en la Ley. de Directivas y Bases de la Educación Nacional. Se encuestó a 28 maestros con licencia o con un título en progreso, que trabajan en escuelas de educación básica en Belo Horizonte. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas, directas, grabadas y transcritas, abordando las dificultades que encuentran en sus actividades docentes, las alternativas que presentan para remediarlas y las mejores formas de implementar el Proyecto Político Pedagógico de las escuelas. También se preguntó a los profesores sobre los cursos de formación docente actuales y la necesidad de una formación continua. Los datos se organizaron en tres ítems: 1º) Desempeño y formación profesional: las dificultades y alternativas presentadas por los docentes y las críticas a los cursos de enseñanza; 2º) Expectativas respecto a los cursos de formación docente: formación que vaya más allá del conocimiento técnico, síntesis de teoría y práctica, y formación basada en la investigación; 3º) La formación continua y los procesos de trabajo colectivo: una necesidad urgente. Los testimonios evidenciaron que aún falta hacer en relación a la formación y profesión docente y dejaron claro que una manera de repensar los cursos de formación y dar voz a los docentes, considerando el proceso de formación inicial como el inicio de un camino que no tiene fin, sea cual sea el nivel educativo en el que actuará el docente.
O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratoria com professores do ensino medio, visando detectar as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia de sua profissao, bem como suas opinioes e expectativas em relação à politica de formação de professores proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foram pesquisados 28 professores licenciados ou com a licenciatura em curso, que atuam em escolas de educação basica de Belo Horizonte. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, diretas, gravadas e transcritas, sendo abordadas as dificuldades que encontram em sua atuação docente, as alternativas que apresentam para sana-las e as melhores formas de se implementar o Projeto Politico Pedagogico das escolas. Os professores foram tambem questionados sobre os atuais cursos de formação de docentes e sobre a necessidade de formatação continuada. Os dados foram organizados em tres itens: 1º) Atuação Profissional e formação: as dificuldades e alternativas apresentadas pelos professores e as criticas aos cursos de licenciatura; 2º) Expectativas em relação aos cursos de formação de professores: formação que ultrapasse o conhecimento tecnico, sintese de teoria e pratica e formação alicercada na pesquisa; 3º) A formação continuada e os processos coletivos de trabalho: uma necessidade imperiosa. Os depoimentos evidenciaram que ainda precisa ser feito em relação à formação e profissao docentes e deixaram claro que um caminho para se repensar os cursos de formação e dar voz aos professores, considerando o processo de formação inicial como o inicio de uma caminhada que nao tem fim, seja qual for o nivel de ensino em que va atuar o professor.
El trabajo presenta los resultados de una investigación exploratoria con docentes de secundaria, con el objetivo de detectar las dificultades que enfrentan en el día a día de su profesión, así como sus opiniones y expectativas en relación a la política de formación docente propuesta en la Ley. de Directivas y Bases de la Educación Nacional. Se encuestó a 28 maestros con licencia o con un título en progreso, que trabajan en escuelas de educación básica en Belo Horizonte. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas, directas, grabadas y transcritas, abordando las dificultades que encuentran en sus actividades docentes, las alternativas que presentan para remediarlas y las mejores formas de implementar el Proyecto Político Pedagógico de las escuelas. También se preguntó a los profesores sobre los cursos de formación docente actuales y la necesidad de una formación continua. Los datos se organizaron en tres ítems: 1º) Desempeño y formación profesional: las dificultades y alternativas presentadas por los docentes y las críticas a los cursos de enseñanza; 2º) Expectativas respecto a los cursos de formación docente: formación que vaya más allá del conocimiento técnico, síntesis de teoría y práctica, y formación basada en la investigación; 3º) La formación continua y los procesos de trabajo colectivo: una necesidad urgente. Los testimonios evidenciaron que aún falta hacer en relación a la formación y profesión docente y dejaron claro que una manera de repensar los cursos de formación y dar voz a los docentes, considerando el proceso de formación inicial como el inicio de un camino que no tiene fin, sea cual sea el nivel educativo en el que actuará el docente.
O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratoria com professores do ensino medio, visando detectar as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia de sua profissao, bem como suas opinioes e expectativas em relação à politica de formação de professores proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foram pesquisados 28 professores licenciados ou com a licenciatura em curso, que atuam em escolas de educação basica de Belo Horizonte. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, diretas, gravadas e transcritas, sendo abordadas as dificuldades que encontram em sua atuação docente, as alternativas que apresentam para sana-las e as melhores formas de se implementar o Projeto Politico Pedagogico das escolas. Os professores foram tambem questionados sobre os atuais cursos de formação de docentes e sobre a necessidade de formatação continuada. Os dados foram organizados em tres itens: 1º) Atuação Profissional e formação: as dificuldades e alternativas apresentadas pelos professores e as criticas aos cursos de licenciatura; 2º) Expectativas em relação aos cursos de formação de professores: formação que ultrapasse o conhecimento tecnico, sintese de teoria e pratica e formação alicercada na pesquisa; 3º) A formação continuada e os processos coletivos de trabalho: uma necessidade imperiosa. Os depoimentos evidenciaram que ainda precisa ser feito em relação à formação e profissao docentes e deixaram claro que um caminho para se repensar os cursos de formação e dar voz aos professores, considerando o processo de formação inicial como o inicio de uma caminhada que nao tem fim, seja qual for o nivel de ensino em que va atuar o professor.
Descrição
Palavras-chave
Teacher training, Basic education, Continuous formation, Formación de profesores, Educación básica, Educación continua, Formação de professores, Educação básica, Formação continuada
Citação
CASTRO, Magali de. Formação de professores da educação basica no Brasil e expectativas de docentes que atuam na escola basica. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.12, n. 44, p. 884-898, jul./set. 2004. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/643. Acesso: 2021-08-17