O impacto de um programa de avaliação externa no desenvolvimento organizacional de uma escola: a new institutional approach on an external evaluation program
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2004
Autores
ORCID
Título do Períodico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
ISSN
1809-4465
Página(s)/e-location
696-710
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
12
43
abr./jun.
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abr./jun.
Resumo
The evaluation of the schools is a problematic one that it can be studied under some perspectives. We go here to present it in a organizacional dimension, placing us in an analytical-interpretative perspective and convoking the new instituonalism as analysis model. To the light of this theoretical picture, the pertaining to school organizations usually are presented as systems debilmente articulated, therefore that it does not have joint between the organizational structure and the activity technique (contemplating the this last activity of teach-learning). In this direction, the pertaining to school organizations legitimize its existence through mechanisms of conformity with the institutional way, appealing to the reliable logic and good faith, of that the emphasis is example that gives to the teacher professionalism.
La evaluación de las escuelas es un problema que se puede estudiar desde varias perspectivas. Lo vamos a presentar aquí en una dimensión organizativa, colocándonos en una perspectiva analítico-interpretativa y apelando al neoinstitucionalismo como modelo de análisis. A la luz de este marco teórico, las organizaciones escolares suelen presentarse como sistemas débilmente articulados, ya que no existe articulación entre la estructura organizativa y la actividad técnica (esta última contempla actividades de enseñanza-aprendizaje). En este sentido, las organizaciones escolares legitiman su existencia a través de un mecanismo de conformidad con el entorno institucional, apelando a la lógica de la confianza y la buena fe, como ejemplo el énfasis que le dan a la profesionalidad docente. De esta manera, las organizaciones escolares tienden a evitar la evaluación y la fiscalización, ya que estas atentan contra la lógica de la confianza y la buena fe que, desde la perspectiva en la que nos ubicamos en esta investigación, es la garantía de la estabilidad de las organizaciones escolares. Cuando no pueden evitar la evaluación y la inspección, tienden a incorporar las prácticas de evaluación de manera ritualizada y ceremonial, integrándolas isomórficamente con sus medios institucionales, como una forma de legitimación y supervivencia. A partir del estudio de una escuela básica de 2 ° y 3 ° ciclo (establecimiento educativo al que asisten estudiantes de 5 ° a 9 ° grado) en la región central de la península portuguesa, se buscó interpretarlo a la luz de los supuestos subsidiarios del neoinstitucional En teoría, antes mencionada, el impacto del Programa Integrado de Evaluación Escolar (programa de evaluación externa a cargo de la Inspección General de Educación).
A avaliação das escolas é uma problemática que pode ser estudada sob várias perspectivas. Vamos aqui apresentá-la numa dimensão organizacional, colocando-nos numa perspectiva analítico-interpretativa e convocando o neo-institucionalismo como modelo de análise. À luz deste quadro teórico, as organizações escolares são usualmente apresentadas como sistemas debilmente articulados, pois que não há articulação entre a estrutura organizacional e a actividade técnica (contemplando esta última as actividades de ensino-aprendizagem). Neste sentido, as organizações escolares legitiman a sua existência através de mecanismo de conformidade com o meio institucional, apelando à lógica de confiança e de boa fé, de que exemplo a ênfase que dão ao profissionalismo docente. Deste modo, as organizações escolares tendem a evitar a avaliação e a inspecção, uma vez que estas põem em causa a lógica de confiança e da boa fé que, na perspectiva em que nos colocamos nesta investigação, constitui o garante da estabilidade das organizações escolares. Quando não podem evitar a avaliação e a inspecção, estas tendem a incorporar as práticas avaliativas de forma ritualizada e cerimonial, integrando-as isomorficamente com os seus meios institucionais, como forma de se legitimarem e sobreviverem. Com base no estudo de uma escola básica do 2º e 3º ciclos (estabelecimento de ensino freqüentado por alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade) da região centro do território continental português, procuramos interpretar à luz dos pressupostos subsidiários da teoria neo-institucional, atrás enunciados, o impacto do Programa de Avaliação Integrada das Escolas (programa de avaliação externa da responsabilidade da Inspecção Geral de Educação).
La evaluación de las escuelas es un problema que se puede estudiar desde varias perspectivas. Lo vamos a presentar aquí en una dimensión organizativa, colocándonos en una perspectiva analítico-interpretativa y apelando al neoinstitucionalismo como modelo de análisis. A la luz de este marco teórico, las organizaciones escolares suelen presentarse como sistemas débilmente articulados, ya que no existe articulación entre la estructura organizativa y la actividad técnica (esta última contempla actividades de enseñanza-aprendizaje). En este sentido, las organizaciones escolares legitiman su existencia a través de un mecanismo de conformidad con el entorno institucional, apelando a la lógica de la confianza y la buena fe, como ejemplo el énfasis que le dan a la profesionalidad docente. De esta manera, las organizaciones escolares tienden a evitar la evaluación y la fiscalización, ya que estas atentan contra la lógica de la confianza y la buena fe que, desde la perspectiva en la que nos ubicamos en esta investigación, es la garantía de la estabilidad de las organizaciones escolares. Cuando no pueden evitar la evaluación y la inspección, tienden a incorporar las prácticas de evaluación de manera ritualizada y ceremonial, integrándolas isomórficamente con sus medios institucionales, como una forma de legitimación y supervivencia. A partir del estudio de una escuela básica de 2 ° y 3 ° ciclo (establecimiento educativo al que asisten estudiantes de 5 ° a 9 ° grado) en la región central de la península portuguesa, se buscó interpretarlo a la luz de los supuestos subsidiarios del neoinstitucional En teoría, antes mencionada, el impacto del Programa Integrado de Evaluación Escolar (programa de evaluación externa a cargo de la Inspección General de Educación).
A avaliação das escolas é uma problemática que pode ser estudada sob várias perspectivas. Vamos aqui apresentá-la numa dimensão organizacional, colocando-nos numa perspectiva analítico-interpretativa e convocando o neo-institucionalismo como modelo de análise. À luz deste quadro teórico, as organizações escolares são usualmente apresentadas como sistemas debilmente articulados, pois que não há articulação entre a estrutura organizacional e a actividade técnica (contemplando esta última as actividades de ensino-aprendizagem). Neste sentido, as organizações escolares legitiman a sua existência através de mecanismo de conformidade com o meio institucional, apelando à lógica de confiança e de boa fé, de que exemplo a ênfase que dão ao profissionalismo docente. Deste modo, as organizações escolares tendem a evitar a avaliação e a inspecção, uma vez que estas põem em causa a lógica de confiança e da boa fé que, na perspectiva em que nos colocamos nesta investigação, constitui o garante da estabilidade das organizações escolares. Quando não podem evitar a avaliação e a inspecção, estas tendem a incorporar as práticas avaliativas de forma ritualizada e cerimonial, integrando-as isomorficamente com os seus meios institucionais, como forma de se legitimarem e sobreviverem. Com base no estudo de uma escola básica do 2º e 3º ciclos (estabelecimento de ensino freqüentado por alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade) da região centro do território continental português, procuramos interpretar à luz dos pressupostos subsidiários da teoria neo-institucional, atrás enunciados, o impacto do Programa de Avaliação Integrada das Escolas (programa de avaliação externa da responsabilidade da Inspecção Geral de Educação).
Descrição
Palavras-chave
School evaluation, School management, Organization development, Evaluación escolar, Gestión escolar, Desarrollo organizacional, Avaliação das escolas, Gestão escolar, Desenvolvimento organizacional
Citação
LIBÓRIO, Helena; COSTA, Jorge Adelino. O impacto de um programa de avaliação externa no desenvolvimento organizacional de uma escola: a new institutional approach on an external evaluation program. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.12, n. 43, p. 696-710, abr./jun. 2004. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362004000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso: 2021-08-17