A avaliação institucional e à acreditação como base para qualidade em ensino à distancia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2002
ORCID
Título do Períodico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
ISSN
1809-4465
Página(s)/e-location
5-18
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
10
34
jan./mar.
Resumo
The article exposes the issue of Institutional Assessment and Accreditation as a basis for Quality Distance Learning in a knowledge society. It analyzes the methodology of distance learning, comparing it with that of conventional education, and its importance for developed countries. It also reports the Brazilian Policy on Distance Education and educational programs created in this area, such as: TV Escola, PROINFO, PROFORMAÇÃO and PAPED, analyzing their strengths and weaknesses and recognizing the importance of expanding Distance Education beyond non- academic and postgraduate courses. It ends by emphasizing the importance of Institutional Assessment and Accreditation in improving the services offered to society as a whole and, mainly, as a support for the growth and improvement of the quality of Distance Education in Brazil.

El artículo expone el tema de la Evaluación y Acreditación Institucional como base para el Aprendizaje a Distancia de Calidad en una sociedad del conocimiento. Analiza la metodología de la educación a distancia, comparándola con la de la educación convencional, y su importancia para los países desarrollados. También informa la Política Brasileña de Educación a Distancia y los programas educativos creados en esta área, tales como: TV Escola, PROINFO, PROFORMAÇÃO y PAPED, analizando sus fortalezas y debilidades y reconociendo la importancia de expandir la Educación a Distancia más allá de los cursos no académicos y de posgrado. Finaliza enfatizando la importancia de la Evaluación y Acreditación Institucional en la mejora de los servicios ofrecidos a la sociedad en su conjunto y, principalmente, como un apoyo para el crecimiento y mejoramiento de la calidad de la Educación a Distancia en Brasil.

O artigo expõe a problemática da Avaliação Institucional e Acreditação como base para Qualidade de Ensino à Distância em uma sociedade do conhecimento. Analisa a metodologia do ensino à distância, comparando-a com a do ensino convencional, e sua importância para os países desenvolvidos. Também relata a Política Brasileira de Educação à Distância e programas educacionais criados nessa área, tais como: TV Escola, PROINFO, PROFORMAÇÃO e PAPED, analisando seus pontos fracos e fortes e reconhecendo a importância da expansão da Educação à Distância para além dos programas não-acadêmicos e cursos de pós-graduação. Finaliza ressaltando a importância do Avaliação Institucional e Acreditação no melhoria dos serviços oferecidos à sociedade como um todo e, principalmente, como apoio ao crescimento e melhoria de qualidade da Educação à Distância no Brasil.
Descrição
Palavras-chave
Distance education, Accreditation assessment, Institutional assessment, Elementary school, Educación a distancia, Evaluación de acreditación, Evaluación institucional, Enseñanza fundamental, Educação à distância, Avaliação acreditação, Avaliação institucional, Ensino fundamental
Citação
PINTO, Fatima Cunha Ferreira; OLIVEIRA, Carlos Alberto Pereira de. A avaliação institucional e à acreditação como base para qualidade em ensino à distancia. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.10, n. 34, p. 5-18, jan./mar. 2002. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362002000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso: 2021-08-17
DOI