Movimentos da terra e clima
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Tipo
Conversa com Professor
Classficação
Nível teórico
Data
2008
Autores
Título do Períodico
Ciências em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
1-3
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
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ago.
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Coleções
Resumo
It is a common voice that science teachers have difficulty working on this topic with their students. The causes of this difficulty are considerable, and two stand out: the complexity of the topic and the variety of mistakes and even gross mistakes made by textbooks when dealing with the subject. Furthermore, understanding the Earth's motions and their consequences involves the spatial vision of geometric solids (spheres, in this case), the spatial scale and composition of motions, all notions or abilities usually not constructed or poorly constructed at different levels of teaching.
Es una voz común que los profesores de ciencias tienen dificultades para trabajar en este tema con sus estudiantes. Las causas de esta dificultad son considerables y destacan dos: la complejidad del tema y la variedad de errores e incluso graves errores que cometen los libros de texto al abordar el tema. Además, comprender los movimientos de la Tierra y sus consecuencias implica la visión espacial de los sólidos geométricos (esferas, en este caso), la escala espacial y la composición de los movimientos, todas nociones o habilidades generalmente no construidas o mal construidas en los diferentes niveles de enseñanza.
É voz corrente que os professores de Ciências têm dificuldade para trabalhar esse tema com seus alunos. As causas dessa dificuldade são ponderáveis, destacando-se duas: a complexidade do tema e a variedade de equívocos e até erros grosseiros cometidos pelos livros didáticos ao tratar do assunto. Além disso, a compreensão dos movimentos da Terra e de suas conseqüências envolve a visão espacial de sólidos geométricos (esferas, no caso), a escala espacial e a composição de movimentos, todas noções ou habilidades usualmente não construídas ou mal construídas nos diferentes níveis de ensino.
Es una voz común que los profesores de ciencias tienen dificultades para trabajar en este tema con sus estudiantes. Las causas de esta dificultad son considerables y destacan dos: la complejidad del tema y la variedad de errores e incluso graves errores que cometen los libros de texto al abordar el tema. Además, comprender los movimientos de la Tierra y sus consecuencias implica la visión espacial de los sólidos geométricos (esferas, en este caso), la escala espacial y la composición de los movimientos, todas nociones o habilidades generalmente no construidas o mal construidas en los diferentes niveles de enseñanza.
É voz corrente que os professores de Ciências têm dificuldade para trabalhar esse tema com seus alunos. As causas dessa dificuldade são ponderáveis, destacando-se duas: a complexidade do tema e a variedade de equívocos e até erros grosseiros cometidos pelos livros didáticos ao tratar do assunto. Além disso, a compreensão dos movimentos da Terra e de suas conseqüências envolve a visão espacial de sólidos geométricos (esferas, no caso), a escala espacial e a composição de movimentos, todas noções ou habilidades usualmente não construídas ou mal construídas nos diferentes níveis de ensino.
Descrição
Palavras-chave
Planet Earth, Rotational movements, Science, Planeta Tierra, Movimientos de rotación, Ciencia, Planeta Terra, Movimentos rotatórios, Ciências
Citação
NEGRÃO, Oscar Braz Mendonza. Movimentos da terra e clima. Ciências em Foco , Campinas, SP, v.1, n. 1, p. 1-3, ago. 2008. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9164. Acesso: 2021-08-13